Iran Ferreira
Repórter
onorte@onorte.net
Uma boa opção encontrada por pessoas que estão excluídas do mundo digital: as lojas com computadores para jogos eletrônicos e acesso à Internet, chamadas de Lan Houses. Inicialmente, o conceito surgiu na Coréia do Sul; no Brasil, elas existem desde 1998. Usando o que há de mais moderno em equipamento e o acesso à Internet por meio de velox, essas lojas revolucionaram as opções de lazer e entretenimento, permitindo a interação de vários jogadores através de uma rede local de computadores.
Em Montes Claros, as lojas surgiram por volta de 2002 e, hoje, a cidade conta com aproximadamente 12 casas especializadas. De acordo com Silvana Araújo, proprietária de uma, os custos do negócio são muito altos, mas, no final, o lucro é bom.
- Gastamos muito com a manutenção das máquinas, luz, água, telefone e aluguel, mas a procura acaba sendo muito grande - explica a proprietária.
Além da Internet e dos jogos eletrônicos, as lojas oferecerem outros serviços aos clientes, como trabalhos de digitação, fax, impressão e venda de sanduíches, refrigerante, água e balas.
- Os clientes não ficam menos de duas, três horas dentro da loja. E nesse intervalo podem ficar com fome ou sede. Ao invés de sair, podem comprar aqui mesmo – salienta a comerciante Marcela Silva Santos, dona de duas lojas na cidade.
MOVIMENTO
Para a freqüentadora assídua de Lan Houses, Simone Cardoso, o estabelecimento facilita a vida de quem tem ou não computador em casa.
- A loja oferece tudo e facilita a vida de muita gente. Mas o que é melhor mesmo é que tudo o que eu quero e procuro está ao meu lado - relata a estudante de 19 anos.
De acordo com o Silvio Castilo dos Santos, gerente de um estabelecimento no centro de Montes Claros, a procura na cidade é grande.
Por dia, cerca de 150 pessoas passam pela loja e que este número chega a dobrar no fim de semana. Muitas vezes, ficamos abertos até de madrugada por causa do movimento que é muito grande - afirma o gerente.
Já para o gerente Marcos Fountes, este tipo de negócio gera lucro sim, mas é preciso investir.
- Para você concorrer no mercado é preciso de, no mínimo, 15 máquinas em perfeitas condições de uso, uma boa estrutura e divulgação. No começo, gastamos muito com as contas de luz, por causa das máquinas e do ar condicionado, e de telefone. O retorno vem depois de seis meses – conta o gerente Marcos Silveira Fountes.
INCLUSÃO
Muitos dos freqüentadores que vão às lojas não procuram somente os jogos eletrônicos e a Internet, mas outros benefícios. Como o estudante Varley Gonçalves, 16, que não tem computador em casa e encontra na Lan Houses a melhor opção para fazer os trabalhos da escola.
- Freqüento essas lojas duas vezes por semana. Faço os meus trabalhos e ainda sobra tempo pra mandar e-mails para os meus amigos, jogar e entrar na Internet – disse o estudante.
Para Zenila Alvares, 14, que freqüenta as lojas duas vezes por semana, o preço cobrado em Montes Claros - R$ 2,00 -, é justo.
- É muito barato. Por esse valor, eu faço trabalho e um monte de coisas, principalmente acessar a Internet, que é mais rápida, e me divertir com o que há de melhor nos jogos eletrônicos – salienta Alvares.
Já para a estudante Nayara Santos, 18, a Lan Houses é uma única forma que muitos encontram para se incluir no mundo digital.
- É a maneira que temos para nos incluir neste novo mundo da era digital. E que é melhor, as lojas oferecem de tudo. O ambiente é descontraído e você encontra de tudo e um bom atendimento – finaliza a estudante.