Fábio Oliva
Para comemorar o centenário do primeiro vôo mecânico do mundo, realizado por Santos Dumont a bordo do avião 14-Bis; e o centenário de nascimento de Flamarion Wanderley, um dos pioneiros da aviação no Norte de Minas, Montes Claros terá uma programação especial que começa hoje.
O Aeroclube de Montes Claros promove hoje, amanhã e domingo um mega evento aerodesportivo no Aeroporto Mário Ribeiro da Silveira. Dois aviões biplanos Pitts farão acrobacias, haverá saltos de pára-quedistas, uma exposição da artilharia do 55º Batalhão de Infantaria e área de lazer com cama elástica, tirolesa, muro de escalada e outras atrações.
A promoção marcará a inauguração da pista de acesso que liga o hangar do Aeroclube ao pátio de manobras e à pista de pouso do aeroporto de Montes Claros. A obra, aguardada há 32 anos, foi construída pela Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, dentro das obras de ampliação do aeroporto.
FLAMARION WANDERLEY
Flamarion Wanderley, patrono do Aeroclube de Montes Claros, nasceu em Campina Grande, na Paraíba, em 21 de agosto de 1906. Coincidentemente, neste mesmo dia Santos Dumont realizou sua primeira tentativa de voar o 14-bis, frustrada por conta da pouca potência do motor. Dois meses e dois dias mais tarde, em 23 de outubro de 1906, Santos Dumont realizou nova tentativa, desta vez com sucesso.
O primeiro vôo mecânico do mundo foi homologado pelo Aeroclube de Paris e Santos Dumont entrou para a história mundial como o Pai da Aviação.
Trinta anos depois do feito realizado por Santos Dumont, Flamarion Wanderley tornava-se piloto brevetado, em 1936. Três anos mais tarde, ao lado de outros entusiastas da aviação, como Antônio Lafetá Rebello e Nathércio França, fundava no Norte de Minas uma escola preparatória de pilotos, o Aeroclube de Montes Claros, que há 67 anos contribuiu para tornar realidade o sonho daqueles que desejam se tornar aviadores.
A programação do evento começa sexta-feira, com saltos de treinamento para os pára-quedistas e prossegue sábado e domingo, das 8 às 18 horas. A solenidade oficial de abertura da festa será sábado, às 10 horas, no hangar do Aeroclube. Os ingressos custam R$ 2,00 com direito a sorteio de brindes e vôos panorâmicos para assistir aos saltos dos pára-quedistas de dentro do avião. Crianças até 10 anos não pagam. Sessenta por cento da renda vão para a Fundação Sara de Assistência à Criança com Câncer.