Autoridades montes-clarenses se reúnem hoje às 15 horas em Belo Horizonte com o secretário de estado de Defesa Social, Ibrahim Abi-Ackel, para reivindicar melhorias para o sistema de segurança pública do município.
A informação é do juiz da vara de execuções penais, Marcos Antônio Ferreira, que participa da reunião com vereadores de Montes Claros, representantes da secretaria de Segurança Pública e das polícias civil e militar do município.
De acordo com o juiz, a principal reivindicação que será feita ao secretário é de que sejam nomeados em caráter de urgência mais agentes penitenciários para a cadeia pública de Montes Claros e uma direção definitiva para cuidar diuturnamente da segurança do local.
- Montes Claros precisa urgente de reforço de efetivo na cadeia pública que foi construída para abrigar 90 presos e hoje conta com mais de 375 detentos. É necessário que seja nomeado urgentemente um diretor definitivo, um advogado e um psicólogo para dar assistência aos detentos, e mais agentes penitenciários para zelar pela segurança e integridade física do local.
Marcos Antônio lembrou ainda que com a nomeação de mais agentes penitenciários para o cadeião.
- Além de ser reforçada a segurança, os policiais militares e civis, que hoje integram o sistema do cadeião, poderão ser liberados para trabalhar efetivamente no combate a criminalidade no município.
Além da direção definitiva para o cadeião, as autoridades montes-clarenses também reivindicarão do secretário a instalação de um detector de metais fixo no local, para facilitar a revista dos parentes dos detentos; e a construção de uma sala de revista na área externa do cadeião para que sejam revistadas todas as pessoas que entrarem no local; além de um armário fixo para que os agentes penitenciários e policiais guardem seus pertences, evitando que drogas, armas e celulares cheguem às mãos dos presos.