Logotipo O Norte
Segunda-Feira,22 de Setembro

Autoridades clamam por nova direção da cadeia

Jornal O Norte
Publicado em 18/05/2006 às 09:55.Atualizado em 15/11/2021 às 08:35.

Outro assunto de destaque da reunião foi à necessidade de que seja nomeada uma nova direção para a cadeia pública de Montes Claros. O coronel da 3ª Região da polícia militar, coronel Geraldo Magela, informa que a nomeação de uma diretoria definitiva para o cadeião é importantíssima para que o sistema de segurança pública alcance resultados positivos em Moc – o que possibilitará que os policiais militares e civis que hoje fazem parte da segurança do local trabalhem nas ruas, no combate ao crime organizado.



Para o comandante do 10º BPM, tenente-coronel Hely José Gonçalves, também é essencial que, juntamente com as salas de revista que serão construídas na área externa do cadeião, seja construída sala para alojar o novo diretor da cadeia, com urgência.



O diretor da cadeia, delegado Saulo Nogueira, diz que a situação no cadeião está insuportável e muito difícil de administrar:



- Precisamos urgentemente que seja nomeado um diretor definitivo para o local, pois, com a situação precária do cadeião hoje, está muito difícil administrar os trabalhos na polícia civil e a rebeldia dos presos, devido à superlotação.



O juiz da vara de execuções penais informa que as salas que serão construídas para revista amenizarão a situação da cadeia, uma vez que todas as pessoas que entrarem serão revistados e, inclusive, os funcionários deixarão seus pertences no local, para que objetos como celulares, armas e drogas não cheguem às mãos dos presos.



DETECTOR DE METAIS



Sobre a vulnerabilidade da cadeia pública com a entrada de produtos e objetos que colocam em risco a segurança no local, foram reivindicadas na reunião as seguintes providências: construção das salas de revista; instalação de detector de metais; proibição de entrada de ex-penitenciários; implantação de sistema de segurança semelhando ao adotado em Francisco Sá; proibição da entrada de pessoas, inclusive policiais civis e militares, fora de serviço nas instalações do cadeião.



Para resolver o problema da visita de advogados fora do horário determinado aos seus clientes, foram determinados: revista, visita apenas no parlatório, com revista do preso antes e depois da visita; restrição à entrevista em período noturno, fim de semana e feriados, por causa da baixa vigilância.



O juiz Marcos Antônio informa que, durante a reunião, foi solicitado ao representante da Ordem dos Advogados do Brasil em Moc que fosse expedido um documento recomendando aos advogados que não visitem os clientes fora do horário de expediente, para evitar problemas de segurança.



Outro assunto discutido foi a construção da nova cadeia pública de Moc no terreno doado pela prefeitura no Bairro Vilage do Lago II. Segundo o juiz Marcos Antônio, a prefeitura se comprometeu, através da procuradoria do município, a assinar o projeto de lei com a doação do terreno hoje, para facilitar o processo de licitação e projeto de construção da nova cadeia.



DELEGADO BALEADO



Um delegado da 6ª Seccional de Contagem escapou da morte, na madrugada de ontem, quarta-feira, graças ao distintivo da polícia civil que carregava no bolso esquerdo da camisa, após ser abordado por criminosos que efetuaram cinco tiros em sua direção.



Em estado de choque, o delegado foi encaminhado para o hospital de Venda Nova e liberado. De acordo com a vítima, que preferiu não ter a identidade revelada, os motivos do crime ainda são um mistério.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por