Realização

Aos 86 anos, escritora realiza sonho ao ser aprovada em medicina

Adriana Queiroz
genteideiascomunicacao@gmail.com
Publicado em 11/07/2024 às 19:00.
Desde criança, escritora norte-mineira sonhava em ser médica (arquivo pessoal)

Desde criança, escritora norte-mineira sonhava em ser médica (arquivo pessoal)

Desde criança, Glorinha Mameluque sonhava em ser médica, mas, devido às dificuldades da época, isso não foi possível. Ela cursou enfermagem para se sentir mais próxima do hospital e das atividades de saúde que a atraíam. Dessa forma, sentia-se mais perto daquele sonho. Após se aposentar, depois de 30 anos de serviço público na Secretaria da Fazenda, tentou algumas vezes, sem sucesso, conseguir a tão sonhada vaga no curso de medicina. Mas desistir nunca fez parte de sua vida. Aos 86 anos, o sonho começa a se tornar realidade. Glorinha, a menina sonhadora e perseverante, acaba de ser aprovada no vestibular para candidatos acima de 60 anos no curso de medicina da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Tudo começou quando o filho Gustavo mostrou a ela o site da Unimontes, falando sobre o vestibular para pessoas com mais de 60 anos. “Vi a oportunidade, talvez a última, de tentar mais uma vez. Procurei me inteirar do que era exigido e me preparar no pouco tempo que havia”, diz.

Na certeza de experimentar viver situações nunca vividas, Glorinha acredita que a sua vida dará uma guinada. “Vai ser uma nova vida, porque o curso de medicina é muito pesado. Talvez tenha até que me afastar de algumas atividades que tenho hoje”, afirma.

A respeito da área em que irá se especializar, ela diz que não pensou em nenhuma área específica e que será um passo de cada vez.

“Minhas expectativas são as melhores. Vejo-me em meio à “meninada”, cuja maioria poderia ser meus netos. Mas conviver com jovens nos ajuda a rejuvenescer. Quando fiz psicologia, eu tinha 65 anos e me enturmei logo. Foi ótimo”, conta. 
 
MÚLTIPLA
Glorinha Mameluque é o que se pode chamar de colecionadora de diplomas. Ao longo dos seus 86 anos é atuante na academia de Letras e colabora em alguns jornais. 

“Sobre minha vida, daria um livro, mas vou tentar resumir: aos 20 anos formei-me em enfermagem pela PUC/MG e trabalhei em São Francisco, no hospital local. Lá conheci meu esposo. Com quatro filhos pequenos, tive que deixar aquele serviço e prestei concurso para a Secretaria da Fazenda. Mudei-me em 1973 para Montes Claros, com a família. Aqui fiz o curso de direito na antiga FADIR e, ao me aposentar, passei a trabalhar com meu esposo, no nosso escritório de advocacia. Por trabalhar muito com direito da família, assim que surgiu o primeiro curso de psicologia em 2003, me inscrevi e fiz o vestibular, para atender melhor as famílias”, revela.

Em 2022, ingressou na Academia Montes-clarense de Letras e em 2009 fundou, junto com Dona Yvonne, a Academia Feminina de Letras, da qual foi a primeira Presidente.

“Faço parte ainda do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros, da Aclecia, da AJEB/MG, da Rede Sem Fronteiras e ALALS (Academia de Letras e Artes de Portugal). Tenho crônicas em jornais e coletâneas nacionais e internacionais. Eu e meu marido fomos fundadores e coordenadores do ECC (Encontro de Casais com Cristo) e Pastoral Familiar. E o mais importante: sou Cidadã Honorária de Montes Claros”, celebra.

Sobre o segredo da longevidade ela diz que é manter-se sempre ativa, exercitando o físico e a mente. “Nunca me acomodando diante dos obstáculos, sem desistir, enfrentando todos os desafios com coragem, mesmo quando tive câncer de mama durante a pandemia, enquanto era presidente da Academia Montes-clarense de Letras”, diz.

Ao longo dos anos, foram muitas as viagens pelo mundo. Sua segunda paixão. “Amo viajar com a família. Em agosto do ano passado fomos à Itália, a família toda. Antes fomos a Nova York, Paris e Londres. A última viagem que fiz em abril foi a travessia do Atlântico, saindo do Brasil e desembarcando na Espanha, em companhia de Silvana, minha sobrinha, Terezinha, prima, e outros amigos”, diz.  
 
ESCRITORA
Ao todo, Glorinha Mameluque tem 28 livros publicados e dois na impressão. O último chama-se “Travessia” e é um diário da viagem no navio Costa Diadema. “Quero agradecer o carinho de todos. Recebo muitas mensagens carinhosas e que me incentivam a seguir em frente”, conta.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por