variedades

Ação para a inclusão de pessoas com Síndrome de Down

Entidade de MOC realiza semana de eventos para chamar a atenção da sociedade

Larissa Durães
Publicado em 13/03/2023 às 21:52.
"Minha Sara tem 15 anos é alfabetizada, anda só, faz todas as tarefas de casa, tem autonomia demais", diz a organizadora do grupo Amor Down e mãe de Sara, Edna Florentino (Arquivo Pessoal)

"Minha Sara tem 15 anos é alfabetizada, anda só, faz todas as tarefas de casa, tem autonomia demais", diz a organizadora do grupo Amor Down e mãe de Sara, Edna Florentino (Arquivo Pessoal)

Com o objetivo de despertar o interesse sobre a inclusão e respeito às pessoas portadoras da Síndrome de Down na população montes-clarense; o grupo Amor Down promove nesta semana eventos diários que antecipam as comemorações e reflexões do Dia Nacional da Síndrome de Down, que acontece na próxima terça-feira 21. 

“Esse dia significa uma conquista muito grande da inclusão do membro com síndrome de Down no mundo. E o grupo Amor Down tem como objetivo a inclusão plena”, diz um membro do grupo, Edna Florentino, mãe de Sara de 15 anos que é portadora da Síndrome de Down.

Já em relação à comemoração da semana, Edna conta que é para chamar a atenção da sociedade para que respeitem a pessoa com síndrome de Down, alertando sobre a falta de inclusão desse grupo nas empresas de MOC. A inclusão, para Edna, é abrangente para toda comunidade de minorias que existem. “Do outro lado tem uma pessoa, não um ser com síndrome de Down. E esse ano estamos com o tema ‘autonomia’, porque os nossos filhos têm autonomia de superação e as empresas de Montes Claros não tem nenhum exemplo de uma pessoa com a Síndrome de Down incluída nessas empresas”, desabafa.  
 
REUNIÃO
Há mais de um ano, conforme a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a Associação das Empresas do Distrito Industrial de Montes Claros (ASSEDI) realizou uma reunião para discutir questões referentes ao projeto “Diversidade e Inclusão”. A iniciativa contou com a presença da Prefeitura, Câmara Municipal, instituições de ensino, ONG’s e representantes dos grupos considerados minoritários, como negros, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência (PCDs).

Na ocasião, o presidente da ASSEDI, Abílio Carnielli Filho, e o coordenador da entidade, Bertholdo Pimenta Gonçalves, enfatizaram a necessidade das áreas de recursos humanos das indústrias serem protagonistas no processo de inclusão. “Os objetivos são alinhar a estratégia de negócio com as competências humanas necessárias, algo que envolve a seleção de candidatos, o desenvolvimento das pessoas, a disseminação de valores igualitários e o respeito à qualidade de vida”, enfatizaram na época.

O coordenador da entidade, Bertholdo Pimenta Gonçalves, foi procurado pelo O NORTE para explicar a real situação depois de um ano da reunião para que minorias fossem inseridas no mercado de trabalho, em especial as pessoas com síndrome de Down. Entretanto, até o fechamento desta edição não retornou a ligação. 
 
PROGRAMAÇÃO  
Na segunda-feira (13) - Estúdio de Beleza Fabiana Dias.
Evento para as mães, terça-feira (14) às 18h. Local: Estúdio Fabiana Dias.
Culto na Igreja Presbiteriana da Paz, quinta-feira (16) às 19h30.
Entrevista com a fonoaudióloga Meline Rodrigues, na Rádio Educadora, segunda-feira (20) às 8h.
Missa na Igreja do Alto São João, terça-feira (21) às 19h. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por