
Montes Claros, com 200 rotarianos, é conhecida por sua liderança rotária e projetos sociais. O presidente Marcelo Miranda do Rotary Club local destaca o potencial para aumento de membros e fala sobre ações de ajuda para cidades atingidas por chuvas, além de novos empreendimentos rotários.
Para se tornar presidente o rotariano passa por uma série de exigências no trâmite do Rotary?
Para se tornar presidente do Rotary é preciso participar de cursos e treinamentos, e estar comprometido com a missão do Rotary. Cursos online, webinars, cursos para presidente de clube na central de aprendizado e também comparecer ao Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos e à Assembleia Distrital de Treinamento. Além disso, compromisso com a missão Rotary: Identificar os pontos fortes e fracos do clube, identificar oportunidades e riscos do clube, traçar metas anuais que possibilitem sucesso a longo prazo, indicar os presidentes de comissões e garantir continuidade em liderança e projetos.
Falando de uma ação específica: como está o S.O.S dos clubes de Montes Claros em favor de pessoas flageladas nos municípios atingidos no Norte de Minas? Como está a logística para fazer o atendimento? Quantas pessoas serão beneficiadas?
Identificada a demanda de algumas cidades do norte de Minas que decretaram estado de calamidade pública, recorremos ao governador do Distrito 4760, Ronei Alves, e ele se prontificou a acionar o fundo emergencial para desastres ambientais do Rotary International. A princípio, foi feito um projeto de $ 25 mil dólares para contemplar as cidades de Juramento e Espinosa, as mais atingidas pelas chuvas de janeiro de 2025.
Como foi o contato com os municípios? Para quando está prevista a entrega?
Companheiros dos clubes de Rotary de Montes Claros se mobilizaram para atender às primeiras necessidades dos atingidos, como água potável, material de limpeza e de higiene pessoal, além de roupas e alimentos. Agora estamos providenciando os itens de necessidade básica aprovados no projeto emergencial para entregar nestas cidades. Serão entregues mais de 30 unidades de geladeira, fogões, guarda-roupas, colchões e travesseiros.
Pretendemos entregar no final do mês de fevereiro, em parceria com as prefeituras das cidades e com a presença do governador distrital Ronei Alves.
Quais os projetos que o Club está desenvolvendo para a comunidade no momento?
Recentemente, o Rotary Club de Montes Claros, em parceria com demais clubes da cidade, instalou energia solar na casa de idosas Santa Ana, no bairro Carmelo, em Montes Claros, apoiou a reforma da capela de Nossa Senhora da Vitória na obra social Maria Theresia Vermeylen, no bairro Castelo Branco. Também apoiamos a instalação e a inauguração do espaço cultural “O Glorioso” no 55 batalhão do exército Dionísio Cerqueira em Montes Claros. E o natal de 60 crianças atendidas pela comunidade São Bento no bairro Vilage do Lago I com a parceria do Rotakids (seis a 12 anos), sob a coordenação da irmã Maria Luiza. Agora, este semestre, estamos preparando uma menção honrosa para homenagear uma personalidade da saúde e outra da educação, já pensando nas comemorações dos 80 anos de fundação do clube, entre outras ações.
Há aumento do quadro associativo nos clubes de Rotary? O que acha que deve ser feito para os clubes atraírem mais associados?
Os clubes de Rotary de Montes Claros têm aumentado seu quadro associativo gradualmente, mas, em contrapartida, temos perdido associados antigos que faleceram e outros por motivos diversos. A divulgação de nossas ações nas mídias sociais dos clubes e o trabalho incansável das nossas imagens públicas levam o nome do Rotary a um número maior de pessoas. São muitas as pessoas que nos procuram interessadas em intercâmbios e em ajudar sem serem nomeadas, simplesmente pelo fato de ajudar.
De que forma a população pode contribuir com o Rotary nas campanhas e ações para arrecadar fundos?
A população pode contribuir participando de nossas ações, comprando rifas, bingos, feijoadas, doando cestas básicas periodicamente, além de aderir às nossas campanhas de empresas cidadãs, apoio e patrocínio de ações, revistas e informes rotários. Contamos com o apoio da sociedade e da imprensa para comemorarmos no próximo ano os 80 anos do Rotary Club de Montes Claros, o mais antigo do Estado de Minas, 3º do Brasil, por ser um grande mérito estarmos ativos até hoje, ativos e fortes na missão de ajudar.