-
As visitas domiciliares do Programa Criança Feliz devem começar até o final de abril. A informação foi dada pelo ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, durante o lançamento do programa. De acordo com o ministro, 2.690 municípios e praticamente todos os estados já aderiram ao programa. Houve capacitação de multiplicadores e que agora serão capacitados os visitadores municipais.
Segundo Terra, o objetivo é chegar a 4 milhões de crianças atendidas ao final de 2018, com cada visitador responsável por 30 famílias. O trabalho terá acompanhamento semanal de grávidas e crianças até 3 anos de idade que recebem o Bolsa Família. Nos casos de crianças com deficiência e dos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o acompanhamento se estenderá até os 6 anos.
MUNICÍPIOS SEM CUSTO
O ministro garantiu que os municípios não terão custo nenhum, mas serão responsáveis pela gestão do programa e contratação dos visitadores, que receberão salário de R$ 1.650. Segundo ele, será repassado fundo a fundo e a prefeitura contrata. Se a prefeitura tiver qualquer dificuldade, será feita parceria com o Sistema S também para fazer a contratação.
O ministro, que é médico, fez uma longa exposição sobre a importância dos estímulos e cuidados, desde o útero até os 3 anos, para o desenvolvimento neurológico e social da criança por toda a vida.
- A formação inicial define tudo. Definimos tudo que a criança vai ser, as competências, a inteligência dela, nos primeiros dois anos de vida, não é depois - disse ele, falando sobre conexões neurais e formação do cérebro.