
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, visitou Montes Claros, Norte de Minas, nesta quinta-feira (12) para conhecer de perto o trabalho realizado pelo Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira (HCMR). Acompanhada pelos fundadores da instituição, Ruy e Raquel Muniz, e pelos diretores Luciana Santana, Leila Siqueira e Christiano Junior, Celina percorreu as instalações da unidade, sendo referência na região.
“Esse momento é histórico para nossa região. Celina está no coração do Brasil e ali está o mundo. Estreitar esses laços e dialogar através de Brasília, bem como trazer não só a saúde, como ensino e pesquisa, é muito importante para nossa região”, disse Raquel Muniz, ao lado do fundador do HCMR, Ruy Muniz. “A gente fica muito feliz de receber a visita da Celina, uma pessoa com experiência e uma preocupação efetiva com a saúde”, afirmou Ruy.
Com um trabalho focado especialmente na saúde mental e propostas para reduzir o tempo de espera nos atendimentos em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a governadora, que é natural de Goiânia, falou sobre a necessidade da troca de experiência para o entendimento da saúde na totalidade. “Hoje, eu vim conhecer um pouco do que se faz aqui na área de cirurgias eletivas, giro de leito, cirurgias robóticas. A equipe técnica conseguiu juntar o conhecimento científico com a universidade, dando todo suporte à humanização dos profissionais”, disse. E acrescentou que, “a UTI neonatal, a humanização dos partos e a parte de robótica, me impactaram muito e positivamente na estrutura do HC”.
Ao circular pelos corredores, a governadora conversou com pacientes e apontou a reportagem que constatou a satisfação destes. “Oferecer as cirurgias, atendimento rápido, humanizado, tecnologia e infraestrutura, traz esse sentimento de satisfação, de que a população está sendo bem atendida, como eu vi e confirmei com os pacientes”, relatou. Em 2024, o hospital saltou da 12° posição no ranking de cirurgias oftalmológicas para a liderança, com cerca de 14,5 mil procedimentos realizados, conforme informações do Ministério da Saúde.
REFERÊNCIA
O hospital conta com uma estrutura física ampla e oferece serviços ambulatoriais, salas de cirurgia, centro de referência em oftalmologia, centro de terapia intensiva, maternidade, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia, ortopedia e traumatologia, além de consultas especializadas, exames laboratoriais e de imagem, pediatria e bloco obstétrico.
No ano passado, dos 314.094 procedimentos cirúrgicos realizados no Estado, o HCMR foi responsável por 8.449 procedimentos. Durante a pandemia da COVID-19, o HCMR foi responsável por inúmeros atendimentos e vidas salvas, colocando toda a sua estrutura à disposição da população. Mais leitos foram abertos recentemente para auxiliar no enfrentamento da bronquiolite, doença que tem afetado especialmente a população infantil e responde pela alta ocupação dos hospitais nesse período. Este ano, o Mário Ribeiro passou a operar com o robô Da Vinci, tecnologia que está em somente 100 unidades hospitalares no país.
“Estou bem impressionada e encantada. Hoje vim conhecer um pouco do que se faz aqui na área de cirurgias eletivas, giro de leito, cirurgias robóticas. A equipe técnica conseguiu juntar o conhecimento científico com a universidade, dando todo suporte à humanização dos profissionais”, disse Celina. E acrescentou “a UTI neonatal, a humanização dos partos e a parte de robótica me impactaram muito e positivamente dentro da estrutura do HC”, sinalizou a governadora que tem um trabalho destacado especialmente na saúde mental e na proposta para reduzir o tempo de espera nos atendimentos em Upas. Ela falou ainda sobre a necessidade da troca de experiência para o entendimento da saúde como um todo. “Oferecer cirurgias, atendimento rápido, humanizado, tecnologia e infraestrutura traz o sentimento de satisfação, a certeza de que a população está sendo bem atendida, como eu vi e confirmei aqui com os pacientes”, disse a governadora.