-
Vitor Costa
Estagiário
A previsão para os próximos meses é diferente dos últimos anos, em que os índices de chuva foram abaixo do esperado e a crise hídrica se estabeleceu e marcou o início do racionamento de água em Montes Claros.
O meteorologista Renan Lauton aponta que a previsão para a estação que começou na manhã de ontem é de temperaturas elevadas e, já a partir da virada do ano, poderão ocorrer pancadas de chuvas com ventanias e trovoadas.
- A previsão é de chuvas ligeiramente acima da média para o próximo ano e de temperaturas entre 17 e 26 graus na maior parte dos dias. Nos dias mais quentes, os termômetros poderão marcar 32 graus, esse é o recorde esperado para a cidade - afirma o meteorologista.
DESAFIO
No verão, o principal desafio que o corpo enfrenta é manter sua temperatura normal. Em virtude dessa alteração climática, ocorrem mudanças no organismo. Para que a adaptação ao novo clima ocorra sem maiores problemas à saúde é importante manter uma dieta balanceada e mais saudável, além de ingerir bastante líquido, como explica a nutricionista montes-clarense Nadilla Soares.
- As recomendações variam conforme uma série de fatores, mas em média são 2 litros que devem ser ingeridos na forma de água, principalmente, ou de água de coco e sucos naturais. O melhor é evitar os refrigerantes e bebidas industrializadas em geral. Escolher alimentos refrescantes, optando pelo mais natural possível. Devem ser evitados os alimentos gordurosos, o excesso de sal e açucares, além da conservação dos alimentos que também merecem atenção– relata a nutricionista.
ATIVIDADES
Durante o verão, aumentam as atividades realizadas ao ar livre. E esta é a estação do ano onde a radiação solar está mais intensa, e consequentemente os danos causados na pele por uma exposição desprotegida são mais evidentes. Mas, com algumas dicas simples é possível curtir o verão sem deixar marcas na pele, como orienta a dermatologista Tassia Mendes.
- Além de uso de filtro solar no verão, é importante também evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h. Outro objeto que tem extrema importância são os óculos escuros, que previnem lesões - orienta a dermatologista.
A fotógrafa Denise Jorge de Souza confessa que sempre se preocupa em proteger a pele e manter o corpo hidratado no verão. Para isso, ela usa dois tipos de protetores todos os dias antes de sair de casa.
- Eu passo um protetor melhor para o rosto, fator 70, com base. No corpo, uso um fator 50, mais popular, e durante o dia vou fazendo a manutenção do produto e reaplico nas áreas mais expostas – conta Denise.