Em MOC, a aplicação da vacina bivalente da Pfizer está disponível em todas as salas de vacinação (LARISSA DURÃES)
Desde o dia 22 de fevereiro, quando Montes Claros iniciou a campanha da vacina Bivalente da Pfizer, já foram imunizadas 2.382 pessoas, cerca 30% da população prioritária. Na primeira remessa, a cidade recebeu 7.986 doses de vacinas bivalentes. Mais 11.010 doses acabam de chegar à cidade e encontram-se disponíveis para o público que são idosos a partir de 70 anos, pessoas, a partir de 12 anos que vivem em instituições de longa permanência e os trabalhadores destes locais e agora, para pessoas a partir de 12 anos inumocomprometidas ou imunossuprimidas e integrantes de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
Para a secretária de saúde de MOC, Dulce Pimenta, é de suma importância a adesão da população à nova campanha. “Os reforços da vacina contra a covid-19 serão necessários, pois, a imunidade contra a doença diminui depois de alguns meses, assim como ocorre com a gripe. A vacina bivalente oferece proteção para a variante ômicron”, ressalta a secretaria.
Em MOC, a aplicação da vacina Bivalente da Pfizer está disponível em todas as salas de vacina do município de segunda a sexta-feira.
MENOS LETALIDADE
A vacina, de acordo com a enfermeira e professora Cláudia Versiani, deve ser aplicada a partir de três meses após a série primária de vacina ou reforço anterior. Ela, que é mestre em saúde, alerta que a bivalente tem a função de “garantir a proteção das variações do agente da COVID 19, evitando assim que ao adquirir o vírus, ele se manifeste de forma grave no organismo da pessoa”, reforça.
Pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para as doses de reforço das vacinas bivalentes e que não iniciaram a vacinação ou que estão com o esquema de duas doses incompleto, deverão completar o esquema vacinal com os imunizantes monovalentes. Já a aplicação de doses de reforço para pessoas que não estão nos grupos prioritários de recebimento de imunizantes bivalentes será realizada com vacina monovalente disponível nas unidades de saúde.
NORTE DE MINAS
Os 54 municípios que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) também receberam hoje, a segunda remessa de 39.738 doses de vacinas bivalentes contra a covid-19, produzidas pela Pfizer/BioNtech. Até segunda-feira (13), deve ser concluída a distribuição para todos os municípios.