_
Christine Antonini
Repórter
A moda fitness tem atraído adeptos em Montes Claros e além da prática regular de exercícios, também cresceu a procura pelos suplementos alimentares geralmente encontrados em drogarias e lojas do ramo. Porém, o uso desse tipo de reforço alimentar deve ser sob orientação de um especialista - o consumo indevido pode afetar as substâncias produzidas pelo organismo humano.
O estudante de direito, Alessandro Madureira, há quase três anos começou a seguir uma alimentação à base de dieta e suplementos alimentares. Quando ele ‘adotou a vida fitness’, seguia dietas da internet e de fisiculturistas conhecidos, depois tomou como base fórmulas para saber quantas calorias diárias deveria consumir.
- A minha dieta não é igual à de ninguém. É baseada na minha rotina e na minha necessidade. Optei por não ir a nutricionistas, que são importantes, mas por perceber que as orientações deles são semelhantes para todos. Estou satisfeito com meu corpo e com a minha saúde – finaliza o estudante.
Segundo a nutricionista Nadila Soares de Almeida, cada pessoa tem um tipo de necessidade diferente, e que o uso indiscriminado de suplementos pode acarretar problemas futuros no fígado, rins ou até mesmo no coração.
- É necessário ter acompanhamento do treino e da alimentação e saber se os exames estão em dia. O acesso muito fácil e indicações de amigos não querem dizer que o suplemento é um quesito indispensável para progredir nos treinos. É precisa ter muito cuidado com isso – alerta a especialista.