Suplementos podem ajudar, sim; diz nutricionista (arquivo pessoal)
Suplementos alimentares são facilmente encontrados em qualquer farmácia ou loja especializada. Eles são usados para diferentes fins: para dar energia, aumentar músculos e ainda acabar com gordura localizada. Mas, o que são estes produtos? Eles não são medicamentos, são nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióti-cos apresentados em formas farmacêuticas em gel, pó, cápsulas e líquidos.
Os suplementos possuem ação no metabolismo e no funcionamento específico de nosso organismo, de maneira a complementar uma alimentação. Em outras palavras, o suplemento alimentar é utilizado quando uma pessoa precisa de uma dose a mais de algum componente.
Segundo a nutricionista, Marcela Althoff, o uso é seguro, “desde que haja a orientação de um profissional especializado em Suplementação Nutricional que identifique, através de sinais e sintomas e avaliação nutricional, quais nutrientes não estão sendo ingeridos corretamente na alimentação. Depois, entra a prescrição, com doses e orientações personalizadas para cada caso”, explica.
“Qualquer pessoa pode precisar e fazer o uso de suplementação, mesmo quem procura manter hábitos saudáveis. Contudo, é preciso prestar atenção, pois os suplementos alimentares que existem no mercado podem ter diferentes funções, e a quantidade e o jeito que devem ser ingeridos varia muito de pessoa para pessoa e somente um nutricionista especializado em Suplementação pode dizer exatamente qual suplemento você deve tomar, em qual quantidade e como”, alerta a nutricionista.
Marcela ainda explica que, aliado a suple-mentação, alguns hábitos contribuem para ter um estilo de vida saudável como o sono, atividade física, hidratação, diminuir o uso do álcool, fumo e o aumento do consumo de fibras, diminuir o sal, açúcar, gordura hidrogenada e demais alimentos ultraprocessados.
“O cuidado do nutricionista com o paciente deve abranger todo o período necessário para que ele consiga atingir o equilíbrio entre hábitos saudáveis aliados à um plano alimentar realizável. O objetivo é que as orientações nutricionais sejam possíveis de mudança e que os resultados sejam alcançados de forma impactante e duradoura”, finaliza a nutricionista.
Mesmo possuindo vitaminas e proteínas que fazem bem para o fígado, coração, rins e músculos os suplementos não substituem a alimentação.
Suas fórmulas prontas apresentam uma saída segura e acessível a quem busca equilíbrio e melhor imunidade. Por melhor que seja, o suplemento não substituirá uma boa dieta alimentar ou tratamento médico especifico. Portanto, um complemento alimentar e não um substituto.