SAÚDE

SRS MOC tem destaque no Programa Previne

81,5% dos municípios mantiveram posição de destaque dos parâmetros de saúde.

Da Redação
Publicado em 25/07/2023 às 19:00.
Unidade Básica de Saúde em Montes Claros (Ascom/Prefeitura de Montes Claros)

Unidade Básica de Saúde em Montes Claros (Ascom/Prefeitura de Montes Claros)

Quarenta e quatro municípios (81,5%), de um total de 54 localidades que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros mantiveram, no primeiro quadrimestre deste ano, posição de destaque em relação aos resultados dos indicadores do Programa Previne Brasil. Doze municípios conseguiram nota dez e 32 obtiveram Indicador Sintético Final (ISF) superior a nove, conforme dados divulgados neste mês pelo Ministério da Saúde.

Com a implementação do Programa Previne Brasil, em 2019, o Governo Federal estabeleceu novo modelo de financiamento dos serviços de atenção primária, com alteração de algumas formas de repasse das transferências para os municípios. Os recursos passaram a ser calculados com base em três componentes: captação ponderada; pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. 

Durante a última semana, ocorreu uma reunião na qual os representantes da saúde da região se reuniram para discutir os resultados do primeiro quadrimestre de 2023 do programa Previne Brasil. “A melhoria dos indicadores do Programa Previne Brasil na região coloca em evidência o trabalho que os municípios têm implementado visando ampliar o acesso da população aos serviços de Atenção Primária” comentou a referência técnica da Coordenação de Atenção à Saúde da SRS Montes Claros, Renata Fiúza Damasceno.

NÚMEROS
Entre o terceiro quadrimestre de 2022 e o primeiro quadrimestre deste ano, a Superintendência Regional de Saúde aumentou de 68,5% para 81,5% o número de municípios que alcançaram ISF superior a nove no Programa Previne Brasil. Saltou de 37 para 44 localidades. Já os municípios com Indicador Sintético Final igual a dez aumentou de 7 para 12 entre o terceiro quadrimestre de 2023 e o primeiro quadrimestre deste ano.

Os 12 municípios que obtiveram nota dez foram: Botumirim; Coração de Jesus; Cristália; Engenheiro Navarro; Grão Mogol; Mamonas; Mato Verde; Novorizonte; Porteirinha; Serranópolis de Minas; Vargem Grande do Rio Pardo e Verdelândia.

As 32 localidades que alcançaram ISF superior a nove foram: Berizal; Catuti; Claro dos Poções; Curral de Dentro; Francisco Sá; Fruta de Leite; Gameleiras; Glaucilândia; Guaraciama; Indaiabira; Itacambira; Jaíba; Janaúba; Joaquim Felício; Josenópolis; Lagoa dos Patos; Matias Cardoso; Mirabela; Monte Azul; Montes Claros; Montezuma; Nova Porteirinha; Olhos D´Água; Padre Carvalho; Pai Pedro; Riacho dos Machados; Rio Pardo de Minas; Rubelita; Santo Antônio do Retiro; São João da Lagoa; São João do Paraíso e Taiobeiras.

O coordenador de atenção à saúde da SRS Montes Claros, João Alves Pereira, avalia “que o Norte de Minas tem ocupado posição de destaque no Estado em relação ao ISF do Previne Brasil, pelo fato de que os resultados alcançados têm relação com as elevadas coberturas de Equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), bem como o fato da Superintendência Regional de Saúde ter viabilizado apoio institucional sistemático aos municípios”.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por