Evento macrorregional

Seminário reúne profissionais em MOC para reforçar combate às arboviroses

Leonardo Queiroz
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 24/09/2025 às 19:00.
O encontro reúne secretários municipais de saúde, coordenadores de vigilância epidemiológica, médicos, enfermeiros, dirigentes da atenção primária e de serviços especializados, além de representantes das superintendências e gerências regionais de saúde (Ascom/Prefeitura de Montes Claros)
O encontro reúne secretários municipais de saúde, coordenadores de vigilância epidemiológica, médicos, enfermeiros, dirigentes da atenção primária e de serviços especializados, além de representantes das superintendências e gerências regionais de saúde (Ascom/Prefeitura de Montes Claros)

Gestores e profissionais de saúde de 86 municípios do Norte de Minas estão reunidos nesta quinta (25) e sexta-feira (26), em Montes Claros, para o Seminário Macrorregional de Arboviroses. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), acontece no auditório do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams), e integra a Jornada Mineira de Arboviroses, que busca preparar os municípios para o período sazonal de maior transmissão das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, de outubro a maio.

O encontro reúne secretários municipais de saúde, coordenadores de vigilância epidemiológica, médicos, enfermeiros, dirigentes da atenção primária e de serviços especializados, além de representantes das superintendências e gerências regionais de saúde. O objetivo é fortalecer a integração entre os municípios e garantir respostas rápidas e qualificadas para reduzir casos graves, internações e mortes.

Segundo Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência Regional de Montes Claros, o seminário é um espaço estratégico para atualizar conhecimentos e alinhar ações. “O compartilhamento de informações e a organização conjunta dos trabalhos são fundamentais para atender às demandas da população e evitar o agravamento das situações de saúde”, afirma.

Nesta quinta-feira, a abertura oficial está marcada para as 8h30 e conta com a participação das dirigentes regionais da SES-MG em Montes Claros, Januária e Pirapora. Logo em seguida, a programação contempla a apresentação do cenário epidemiológico estadual e macrorregional das arboviroses, além do plano de contingência para o período sazonal 2025/2026. Também estão em pauta medidas de vigilância, resoluções que destinam recursos financeiros aos municípios e estratégias de mobilização social, incluindo a realização do tradicional “Dia D” de limpeza.

A programação desta sexta-feira (26) é voltada à atualização clínica sobre arboviroses. Em 2025, Minas soma 174.138 casos prováveis, a maioria de dengue, número bem abaixo dos mais de 1,6 milhão registrados em 2024. As mortes também caíram: de 1.361 para 133. No Norte de Minas, os casos despencaram de 81.789 para 5.805, com apenas um óbito em investigação.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por