Registrados 39 novos casos de câncer infantil em Montes Claros e na região

-

Jornal O Norte
15/02/2017 às 07:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:53

Christine Antonini
Repórter


Hoje é celebrado o Dia Mundial do Câncer Infantil, a data serve para despertar a conscientização da população sobre a doença e valoriza a luta das crianças para superar a doença. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos pelo menos 11 mil crianças e adolescentes de 1 a 19 anos são diagnosticados com câncer no Brasil.

A Fundação Sara (hospital referência em tratamento de câncer infantil) aponta que em Montes Claros estão sendo tratadas 170 crianças e que foram registrados 39 novos casos em 2016 – do município e de cidades vizinhas.  

Em 2013, a pequena Ana Clara, de seis anos, foi diagnosticada com leucemia aguda em estado avançado. A doença foi detectada após a mãe da menina, Vanessa Costa, perceber alguns sintomas anormais (sangramento pela boca, manchas e dor nas pernas). Vanessa conta que levou Ana em diversos médicos na cidade onde morava, Almenara, e que os especialistas disseram ser “doença de criança”, ou seja, “coisa simples”.

- Eu via que aquilo não estava certo, minha filha chorava de dor. Não fiquei satisfeita com os primeiros diagnósticos e vim para Montes Claros procurar uma resposta. Ana Clara foi internada, permanecendo dois meses seguidos na cama do hospital. Ela já estava com hemorragia interna. Morei dois anos e meio na Fundação Sara, pois não tinha como ir e voltar para minha cidade. Hoje, vivemos aqui, larguei tudo em Almenara para cuidar da Aninha – pontua Vanessa.

Após quase três anos de tratamento Ana Clara já terminou o tratamento com quimioterapia e hoje ela só faz acompanhamento para controle. Leva uma vida normal, como qualquer outra criança: vai à escola e adora brincar.

CÂNCER INFANTIL
É difícil reconhecer imediatamente o câncer em crianças, uma vez que os sintomas podem sobrepor-se às doenças e ferimentos comuns da infância. As crianças muitas vezes ficam doentes ou têm hematomas que podem mascarar os sinais precoces do câncer. Os pais devem levar seus filhos a consultas clínicas regulares e estar atentos a qualquer sinal ou sintoma incomum que persista.

Os sintomas mais comuns são: nódulo ou inchaço incomum, palidez, perda de energia, repetidas contusões, dor progressiva, andar mancando, febre ou doença que persiste em não curar, dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos, alterações súbitas de visão e perda súbita de peso.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por