Logotipo O Norte
Sábado,23 de Novembro
saúde

Região utiliza vacina mais eficiente contra a poliomielite

Substituindo o imunizante em gotas, vacina injetável é uma orientação da OMS

Da Redação
Publicado em 30/09/2024 às 19:39.

Regional de Montes Claros alinha com municípios a utilização de vacina mais eficiente e segura contra a poliomielite (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Durante a semana passada, mais de uma centena de trabalhadores que operam em postos de vacinação de 54 cidades pertencentes à jurisdição da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, foram instruídos pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde sobre a mudança da Vacina Oral Poliomielite Bivalente (VOPb) para a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), administrada por via injetável. A enfermidade, provocada pelo poliovírus selvagem, consegue invadir o sistema nervoso central e pode resultar em paralisia nos membros inferiores e superiores, além de poder deixar deficiências motoras permanentes.

Durante reunião do Grupo de Análise e Monitoramento de Vacinação (Gamov), realizada por videoconferência, referências técnicas da SRS reforçaram com os profissionais de imunização que, a partir do último sábado (28), em todo o país, será utilizada apenas a Vacina Inativada Poliomielite. Por orientação do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), até o dia 3 de novembro, os municípios deverão aplicar apenas a primeira, segunda e terceira dose da vacina injetável nas crianças que estão na fase inicial do esquema primário de imunização.

Já a partir de 4 de novembro, além das três primeiras doses, os municípios também administrarão a dose de reforço contra a poliomielite nas crianças com 15 meses.

A coordenadora de Vigilância em Saúde na SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, explica que a substituição da vacina oral pela injetável foi tomada pelo Ministério da Saúde com base em recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). “A proposta é deixar o esquema vacinal ainda mais seguro, dentro da estratégia de continuidade do processo de erradicação da poliomielite no país”, explica a coordenadora.

O Ministério da Saúde ressalta que “a decisão foi baseada em critérios epidemiológicos, evidências científicas sobre a vacina e recomendações internacionais para deixar o esquema vacinal ainda mais seguro. Países como os Estados Unidos e nações europeias já utilizam esquemas vacinais exclusivos com a VIP”. 
 
VANTAGENS
Entre as vantagens da Vacina Inativada Poliomielite está a produção de anticorpos apenas com partículas do vírus, sem que ele esteja vivo; precisa de menos doses, com exclusão de reforço aos quatro anos; por não ser uma vacina viva atenuada possibilita avanço na eficiência do controle da poliomielite e também é indicada para crianças imunocomprometidas.

Com a utilização da vacina injetável, o esquema vacinal será o seguinte: aplicação da primeira dose aos dois meses de vida da criança; segunda e terceira doses aos quatro e seis meses, respectivamente. Uma dose de reforço deverá ser administrada quando a criança completar 15 meses.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por