Saúde

Região se prepara para campanha contra a poliomielite

Mais de 17 mil doses serão distribuídas para 54 municípios do Norte de Minas

Da Redação
Publicado em 23/05/2024 às 19:00.
Campanha de vacinação começa na próxima segunda-feira (27) (Pedro Ricardo/SRS Montes Claros)

Campanha de vacinação começa na próxima segunda-feira (27) (Pedro Ricardo/SRS Montes Claros)

A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) começou nessa quinta-feira (23) a distribuir 17,4 mil doses de vacinas contra a poliomielite para 54 municípios de sua jurisdição. A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite inicia na próxima segunda-feira (27) e vai até 14 de junho. O dia “D” de divulgação nacional, destinado a mobilizar pais e responsáveis por crianças menores de cinco anos para atualizar o esquema vacinal, será em 8 de junho. Em Minas Gerais, a campanha tem como meta vacinar 1,4 milhão de crianças.

A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida, causada pelo poliovírus selvagem (PVC) tipos 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. Em Minas Gerais a estimativa é de que mais de 1,4 milhão de crianças devam atualizar o esquema vacinal.

Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, explica que a estratégia de vacinação é de fundamental importância para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no país.

“Para alcançar a meta de vacinar 95% das crianças com menos de cinco anos de idade, os municípios devem adotar diversas estratégias visando a redução dos bolsões de não vacinados, aumento das coberturas vacinais e homogeneidade. Os profissionais das secretarias municipais de saúde conhecem a realidade dos territórios onde trabalham e, por isso devem adotar as estratégias mais adequadas para alcançar as crianças que precisam ser vacinadas”, observa a coordenadora.

Para obtenção de maior envolvimento da sociedade na Campanha de Vacinação “os municípios devem articular ações com os conselhos municipais de saúde e de educação, lideranças comunitárias, associações e líderes religiosos com o objetivo de planejar a vacinação fora das unidades de saúde, a exemplo de creches e escolas. A ampliação dos pontos de vacinação e o funcionamento em horário estendido e aos finais de semana também são outras estratégias recomendadas”, pontua Agna Menezes.

Para viabilizar a realização da Campanha de Vacinação a Superintendência Regional de Saúde está disponibilizando mais de 17,4 mil doses de imunizantes para os 54 municípios que compõem a sua área de atuação. A referência técnica de imunização, Angra Camila Alves Pereira Andrade explica que o repasse das vacinas atende solicitações dos municípios para complemento dos estoques já existentes. Com isso, as localidades que estão recebendo maiores quantidades são: Montes Claros (3 mil doses); Janaúba (1 mil); Porteirinha e Rio Pardo de Minas (925 doses para cada município); Salinas (775); Jaíba (700); Bocaiúva (650); Monte Azul e Espinosa (575 doses para cada localidade); Coração de Jesus, Mirabela e São João do Paraíso (500 doses para cada município).

Durante a Campanha os municípios deverão viabilizar o registro das vacinas aplicadas de forma nominal, com a utilização do Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou o Cadastro de Pessoa Física (CPF) da criança. As informações serão enviadas para a Rede Nacional de Dados de Saúde (RNDS) e serão disponibilizados relatórios para uso de profissionais e gestores das três esferas de governo (União, estados e municípios), além de inserção dos dados na Carteira Nacional de Vacinação Digital da criança.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por