saúde

Raiva impõe vacinação no bairro São Geraldo

Em julho, primata não humano (PHN) apresentou positivo para a doença em MOC.

Leonardo Queiroz
Publicado em 13/07/2023 às 19:42.
Animais devem ser imunizados em ação que acontecerá até o dia 19 de julho (leonardo queiroz)

Animais devem ser imunizados em ação que acontecerá até o dia 19 de julho (leonardo queiroz)

Moradores do bairro Jardim São Geraldo, em Montes Claros, devem ficar atentos para a vacinação de cães e gatos como medida protetiva contra raiva. A ação começou na última quarta-feira (12) após a confirmação no dia 11 de julho de um exame positivo de um primata não humano (PHN). 

De forma imediata, foram iniciadas as ações de bloqueio, investigação e análise do cenário epidemiológi-co local, onde está sendo realizada a apreensão de animais errantes na região para análise e avaliação. A imunização dos animais começou no último dia 12 de julho e segue até o próximo dia 19 de julho com bloqueio vacinal animal na Escola Municipal Mestra Fininha (Rua D, 350 - Ciro dos Anjos) e Praça das Três Pilastras (Av. Coração de Jesus - Jardim São Geraldo) abrangendo os bairros Jardim São Geraldo/São Geraldo, Canelas, Chiquinho Guimarães, Ciro dos Anjos, Vargem Grande e Maracanã.
 
A DOENÇA
Conforme o Ministério da Saúde, a raiva é caracterizada como uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae; transmitido ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais. O período de incubação é variável entre as espécies, desde dias até anos, com uma média de 45 dias no ser humano, podendo ser mais curto em crianças. O período de incubação está relacionado à localização, extensão e profundidade da mordedura, arranhadura, lambedura ou tipo de contato com a saliva do animal infectado; da proximidade da porta de entrada com o cérebro e troncos nervosos; concentração de partículas virais inoculadas e cepa viral.
 
SINTOMAS
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, após o período de incubação, surgem os sinais e sintomas clínicos inespecíficos (pródromos) da raiva, que duram em média de dois a dez dias; sendo: mal-estar geral; Pequeno aumento de temperatura; Anorexia; Cefaleia; Náuseas; Dor de garganta; Entorpecimento; Irritabilidade; Inquietude; Sensação de angústia. Podem ocorrer linfoadenopatia, hiperestesia e parestesia no trajeto de nervos periféricos, próximos ao local da mordedura, e alterações de comportamento.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por