(Pexels)
Com estimativa de alcançar mais de 19,5 mil crianças com idade entre zero e três anos, matriculadas em escolas públicas, os 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde Norte estão sendo contemplados com a disponibilização de recursos superiores a R$ 3,3 milhões para a implementação do Programa Miguilim, coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A iniciativa é voltada para o atendimento de demandas de saúde auditiva e ocular de alunos da educação básica.
Na última semana, os detalhes do programa foram tema de videoconferência envolvendo a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, gestores e coordenadores de atenção primária à saúde de 54 municípios.
No primeiro ano de implementação do Miguilim, que tem previsão de começar em outubro deste ano em todo o estado, no segmento saúde ocular, há previsão de que seja feita a triagem de mais de 3,8 milhões de estudantes; a realização de 114.109 consultas oftalmológicas e concessão de 34.233 óculos. Já no segmento de saúde auditiva a previsão é de que 82.727 crianças sejam encaminhadas para atendimento por especialista em otorrinolaringologia e sejam realizadas 24.815 consultas.
A implementação do programa foi aprovada dia 25 de julho, por meio da Deliberação 4.284, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS), realizada em Belo Horizonte. O financiamento do Miguilim terá participação dos governos federal, estadual e dos municípios. A implementação das ações envolverá a SES-MG e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) e os serviços municipais de Atenção Primária à Saúde (APS).
O coordenador de atenção à saúde da SRS Montes Claros, João Alves Pereira, explica que “a construção do Programa Miguilim considerou vários aspectos, entre eles as necessidades epidemiológicas em saúde auditiva e ocular na infância; o perfil da população; as vulnerabilidades sociais e os impactos no processo saúde-doença das populações; as necessidades estruturais da atenção primária à saúde, da atenção ambulatorial e da atenção hospitalar do estado”.
INVESTIMENTOS
Para viabilizar a implementação do Programa Miguilim, cada microrregião de saúde será contemplada com o repasse de R$ 98,6 mil para a estruturação dos Serviços de Saúde Auditiva na Infância (SSAIs), articulados com as unidades de Atenção Primária à Saúde (APS). Esses serviços serão de referência nas microrregiões e o encaminhamento de crianças para a realização de exames será regulado.
INSPIRAÇÃO
Miguilim é um personagem do livro “Manuelzão e Miguilim”, publicado em 1959 pelo escritor mineiro Guimarães Rosa. Ele é um garoto do sertão e não entende o universo dos adultos. Um dia, ganha uns óculos e começa a enxergar o mundo de uma forma diferente e a descrever tudo de maneira intensa, cheia de impressões que antes desconhecia.