_
Lucimery Lopes
Estagiária
Acontece neste sábado, dia 29, a segunda etapa do projeto “Universitário sangue bom” da Faculdade de Tecnologia Alto Médio São Francisco Funam/Funorte, localizada em Pirapora. O projeto, que foi dividido em duas etapas, será finalizado com a doação de sangue no Hemocentro de Montes Claros. Uma caravana com 50 acadêmicos de vários cursos da Funam e com moradores se deslocará de Pirapora para serem doadores em Montes Claros.
O projeto é promovido pelo curso de Administração em parceria com os demais cursos da instituição de ensino superior e tem como principal objetivo a sensibilização das pessoas para serem doadoras e a reflexão sobre a importância do ato de solidariedade.
GESTO HUMANO
O professor da Funam e um dos responsáveis pelo projeto, Eder Danilo da Silva, explica sobre a importância do gesto de solidariedade por parte dos alunos e da faculdade.
- A ação se faz necessária diante do fato de o estoque de sangue do Hemominas estar sempre em nível preocupante, e mostra o gesto de solidariedade que a instituição tem para com o povo de Pirapora e da região. Mostra a mudança de postura dos alunos frente a desafios lançados pelo mundo moderno e comprova também a atitude humana do corpo docente. Isso faz com que a instituição realize sua função responsável social com mais autenticidade – ressalta o docente.
A coordenadora do curso de Administração, Domingas Elizabete destaca que a adesão ao projeto foi muito bem aceita por todos e que o “Universitário Sangue Bom” tem tudo para ter uma segunda edição.
- Houve uma adesão que superou as nossas expectativas. O projeto, que era para ser restrito aos acadêmicos da Funam, foi abraçado também pela comunidade e pela secretaria municipal de Saúde. Essa é a primeira vez que realizamos esta ação, mas já estamos planejando a segunda doação – afirma.
Domingas reitera a importância do processo de doação.
- Ele é muito criterioso e atendeu a todas as etapas, desde a livre manifestação para doação até a triagem para ver quem estava apto para doar.
DOAÇÃO
O Hemocentro Regional de Montes Claros é responsável por atender 38 hospitais em 26 municípios do norte de Minas. De acordo com Rosana Silva, captadora de doadores, as expectativas para a doação são as melhores, já que essas ações atendem a comunidade e ajudam na manutenção do estoque.
- Essa vai ser uma coleta especial. Vamos funcionar das 07 às 15h30 e além dos acadêmicos de Pirapora, também receberemos a doação de outras pessoas interessadas no ato solidário – ressalta a captadora.
SEM PARALISAÇÃO
Rosana ainda destaca que com os feriados seguidos é muito importante a doação de todos os tipos sanguíneos.
- Em relação aos feriados houve um impacto muito grande. Por causa do feriado da próxima segunda-feira, iremos funcionar até sábado, dia 29, e voltamos na terça-feira com funcionamento normal. Hoje, diante da greve geral, informamos que o Hemominas não aderiu ao movimento de paralisação. As pessoas podem doar normalmente nesta sexta-feira, no horário das 07h30 às 17h30, ou fazer o agendamento pelo 155, gratuitamente – finaliza Rosana Silva.