Logotipo O Norte
Segunda-Feira,25 de Novembro

Profissionais da saúde aptos para atender queimados

Curso da Sociedade Brasileira de Queimaduras certificou 400 profissionais da saúde

22/11/2023 às 01:15.
Atualizado em 22/11/2023 às 01:16

A capacitação é parte da estratégia de assistência integral ao paciente queimado

Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), permitiu a capacitação, durante os meses de outubro e novembro, 400 profissionais de saúde de Belo Horizonte, Uberlândia e Montes Claros, por meio do Curso Nacional de Normatização do Atendimento ao Queimado (CNNAQ).
A capacitação faz parte da estratégia de organização da assistência integral ao paciente queimado e está prevista na Deliberação CIB-SUS/MG nº 4.409, de 18 de outubro de 2023. A iniciativa representa continuidade e fomento à estruturação da Linha de Cuidado e Assistência ao Paciente Queimado.
O curso foi ministrado a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e profissionais das Centrais Regionais de Regulação Assistencial, e incluiu desde o atendimento inicial, às peculiaridades em pediatria, manejo da dor, cuidados com as feridas, tratamento cirúrgico, atendimento em catástrofe e prevenção de queimaduras, entre outros temas.
Letícia Fernanda Cota Freitas, enfermeira e coordenadora de Gestão de Cuidados Intensivos Hospitalares da Diretoria de Atenção Hospitalar e de Urgência e Emergência da SES-MG, explica que a iniciativa busca normatizar as condutas relacionadas aos pacientes queimados tanto adultos quanto crianças.
“Os pacientes queimados necessitam de uma atenção integral e multidisciplinar. Nesse sentido, a SES-MG também está organizando a rede de atenção com a divulgação de diretrizes para a organização dos Centros de Tratamento de Queimados”, salienta.
Segundo a coordenadora, a capacitação dos profissionais da saúde, em locais diversos e até distantes geograficamente, fará com que o conhecimento adquirido seja replicado e compartilhado pelos profissionais daquelas regiões.
“Nosso objetivo é que os profissionais então certificados sejam também multiplicadores em seus territórios”, conclui.

Investimentos
O Governo de Minas vai investir R$ 23 milhões na estruturação dos Centros de Tratamento de Queimados (CTQ) na Rede de Atenção às Urgências e Emergências para viabilização e qualificação da assistência aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.
O projeto prevê a estruturação, por meio da aquisição de equipamentos, de sete CTQ Porte III e de nove CTQ Porte II. Para fortalecer a assistência integral ao paciente queimado e melhorar o acesso a serviços especializados, também foram atualizadas as diretrizes, regras gerais e o incentivo de custeio de cofinanciamento da Linha de Cuidado de Assistência ao Paciente Queimado na Rede de Atenção às Urgências e Emergências, por meio da Deliberação CIB-SUS/MG nº 4.409, com previsão de repasses anuais na ordem de R$ 77 milhões.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por