Nova estação

Preparando-se para o verão: cuidados vitais de saúde e bem-estar

Leonardo Queiroz
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 20/12/2024 às 19:00.
De acordo com Príscilla Izabella Barros de Menezes, a estação do verão apresenta desafios significativos tanto para a integridade da pele quanto para a manutenção da hidratação corporal (Freepik)
De acordo com Príscilla Izabella Barros de Menezes, a estação do verão apresenta desafios significativos tanto para a integridade da pele quanto para a manutenção da hidratação corporal (Freepik)

O verão no hemisfério sul se inicia oficialmente neste sábado (21), prolongando-se até 20 de março de 2025, e com ele chegam não apenas oportunidades para desfrutar do calor e de dias mais longos, mas também a necessidade de cautela redobrada. Enquanto muitos planejam viagens e férias, é essencial estar atento aos riscos à saúde impostos pelas altas temperaturas e à maior exposição solar, que requerem cuidados especiais para garantir o bem-estar durante a estação.

A exposição ao sol é inevitável no verão, mas requer cuidados importantes. Os raios Ultravioletas (UV) podem causar queimaduras, envelhecimento precoce e aumentar o risco de câncer de pele. 

Segundo a enfermeira-esteta Príscilla Izabella Barros de Menezes, especialista em saúde estética, o verão pode ser um desafio para a pele e para a hidratação do corpo. “A exposição ao sol é mais intensa durante o verão, e isso pode causar danos à pele, como queimaduras, manchas e até o envelhecimento precoce. Sem contar o câncer de pele. É essencial adotar uma rotina de cuidados que combinem proteção, hidratação e prevenção”, destaca.

Príscilla Menezes dá dicas para um verão saudável, com proteção solar necessária, hidratação e dicas de como evitar as altas temperaturas na pele. “Aplique protetor solar com FPS 30 ou mais, e reaplique a cada duas horas, especialmente após mergulhar ou suar. Utilize chapéus, óculos de sol com proteção UV e roupas leves para se proteger ainda mais. O calor faz com que o corpo perca mais líquidos. Recomendo consumir pelo menos 2 litros de água por dia, além de incluir frutas como melancia, laranja e abacaxi na dieta, ricas em água e nutrientes. E prefira a exposição ao sol antes das 10h ou após as 16h para reduzir os riscos de queimaduras, insolação e manchas que envelhecem a pele”, completa.

A enfermeira-esteta também dá dicas sobre a hidratação da pele e prevenção às doenças de pele. “Lave o rosto com sabonetes adequados para o seu tipo de pele, utilize hidratantes leves e invista em produtos com vitamina C para prevenir manchas e manter o viço. Fique atento a sinais como descamação, manchas novas ou crescimento anormal de pintas. Se notar algo diferente, procure um especialista para avaliação”, alerta Príscilla.

CLIMA
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o verão é um período caracterizado pela elevação da temperatura em todo o país em função da posição relativa da Terra em relação ao Sol mais ao sul, tornando os dias mais longos que as noites e com mudanças rápidas nas condições de tempo.

Em relação ao prognóstico climático para o período janeiro, fevereiro e março de 2025, o instituto pondera que para a região sudeste, composta por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a previsão para os próximos três meses é de condições favoráveis a chuvas ligeiramente abaixo da climatologia em toda a região. Porém, tratando-se do período historicamente chuvoso dessa região, não se descarta a ocorrência de chuvas expressivas, por exemplo, durante a ocorrência de episódios de Zona de Convergência do Atlântico Sul. Para a temperatura, as previsões indicam valores acima da média.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por