
Na noite de quinta-feira (27), Gonsalo Magalhães, prefeito de Icaraí de Minas, assumiu a presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun/Samu), substituindo Rômulo Carneiro, ex-prefeito de Juvenília. Em seu discurso, Gonsalo incentivou os prefeitos a se comprometerem com a instituição para garantir a qualidade dos serviços de urgência e emergência. Entre as prioridades está a expansão da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para a qual o Governo Federal já forneceu novos veículos.
“Foram nove unidades com investimento de três milhões de reais. Fomos colocados aqui com a missão de fortalecer a instituição e assim salvar mais vidas, dando continuidade ao que Rômulo vinha fazendo”, disse o presidente. Além dos veículos, o SAMU recebeu equipamentos como incubadoras, monitores, aspiradores e desfibriladores portáteis, destinados pelo Ministério da Saúde.
Jhonatan Rodrigues, diretor do Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira (HCMR), representou a instituição na solenidade e destacou a importância de o espaço estar preparado para facilitar o trabalho do órgão. “O HC hoje é uma porta de entrada para o Samu, recebemos diariamente as unidades, seja no pronto-socorro adulto, no infantil, nas transferências inter hospitalares de toda Minas Gerais, e isso se dá com as ambulâncias ou com helicóptero. Temos um heliponto exclusivo para recebê-los e essa estrutura é muito importante”, disse Jhonatan, ressaltando que “o ex-presidente Rômulo Carneiro fez um bom trabalho e esperamos que o Gonsalo dê continuidade aprimorando o serviço, sendo de extrema relevância para a população. O Samu é um elo fundamental para a manutenção de um atendimento eficaz, principalmente na urgência e emergência”.
Próximo de completar 20 anos de existência, o Samu Macronorte tem sob sua jurisdição 85 municípios. Possui 49 unidades de suporte básico e 12 unidades de suporte avançado, distribuídas em 45 bases descentralizadas, duas motolâncias para locomoção versátil e suporte aéreo avançado de vida, que presta socorro às vítimas em estado grave, operada em parceria com o Corpo de Bombeiros.