Logotipo O Norte
Terça-Feira,16 de Setembro
novos profissionais

Parceria Hospital Mário Ribeiro e CBC forma cirurgiões

Profissionais se qualificaram por 3 anos em projeto do Colégio Brasileiro de Cirurgiões(CBC)

Márcia Vieira
Publicado em 05/09/2025 às 05:28.

O Hospital Mário Ribeiro entrega ao mercado três novos profissionais certificados pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) para atuação em cirurgia geral. A cerimônia que titulou os médicos Alexandre Costa Lucca, Enílton Teixeira de Freitas Junior e Jhonatan Rodrigues Silva, foi aberta pela médica Raquel Muniz, uma das fundadoras do Hospital. “É com satisfação que dou as boas vindas aos nossos novos cirurgiões. São três profissionais dedicados e preparados que o hospital entrega à sociedade. Eles foram nossos alunos e a gente fica emocionado em ver onde eles chegaram”, assinalou. 

Está é a primeira turma do projeto pioneiro, iniciado em 2021, que tem a frente, no capítulo Minas Gerais, o médico e vice-mestre do CBC, Cláudio Henrique Rebello Gomes. “Por três anos os nossos treinandos, especializandos, estiveram aqui, aprendendo os princípios da técnica cirúrgica, os princípios do tratamento das principais doenças de tratamento cirúrgico, e voltado para a nossa realidade, o que é importante, porque as doenças no RJ, as doenças em SP, no sul ou norte do Brasil, são diferentes do Norte de Minas”, destaca Cláudio , ressaltando que é um diferencial formar um profissional com a competência e a necessidade características do Norte de Minas, que possa suprir a demanda. O colégio Brasileiro de Cirurgia é a quinta maior sociedade de cirurgiões do mundo, em número de sócios. A capacitação é um treinamento semelhante a residência médica, com critérios até mais rigorosos. A residência tem regras feitas especificamente pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), podendo haver uma gama variada de especialidades, no CBC são cirurgiões formando cirurgiões. “Então, isso confere também uma particularidade, uma característica muito interessante para o nosso formando”, diz o coordenador. Ele frisa que para receber a titulação o profissional tem que fazer uma prova nacional, ao contrário do MEC, quando, independentemente da qualificação, o profissional vai formar.

Enílton Teixeira considera que a cirurgia recuperou o seu amor pela medicina. “Eu era um bom profissional, tinha tudo de habilidade, mas ainda não era feliz. O sangue muitas vezes assusta, mas a cirurgia me trouxe a felicidade“, disse. Em relação a parte prática, Enílton afirmou: “a gente conseguiu atingir tudo e um pouco mais. Circulamos todas as especialidades com tempo hábil pra conseguirmos aptidão e experiências dos casos”. 

Para Jhonatan Rodrigues, a certificação vem selar o processo de formação na área que ele escolheu dentro da medicina, que é cirurgia. “Fomos o embrião do programa no hospital e das residências que vieram em seguida. Temos o prazer da formação e de participar disso. Espero fazer a diferença na vida das pessoas”, disse. 

O professor Ruy Muniz, fundador do HCMR, destacou que o desafio é seguir ofertando o melhor para a cidade e região. De acordo com ele, nessa perspectiva, o Mário Ribeiro, em seus 13 anos de existência, avança com equipamento de última geração, como a aquisição do robô Da Vinci; o aumento de leitos pediátricos e a capacitação dos seus profissionais. “O propósito faz a diferença, quando existe a real vontade de transformar”, concluiu. 

O Hospital Mário Ribeiro é o único do Norte de Minas que faz o treinamento do CBC e um dos primeiros do Estado. O próximo edital para o treinamento do CBC está previsto para o mês de dezembro, com início do curso em janeiro de 2026. 

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por