Orientação psicopedagógica realiza atendimentos

_

Jornal O Norte
02/11/2016 às 07:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 15:43

Por Greiciely Rodrigues

Com a rotina acadêmica e profissional, as pessoas não se preocupam tanto com o lado emocional, que é o responsável por estresses, problemas de ansiedade, entre outros. Assim, as Faculdades Integradas do Norte de Minas oferecem por meio do Núcleo de Orientação Psicopedagógica – NOPP, da plataforma Norte-MG da Rede SOEBRAS, atendimentos psicológicos ao corpo discente, docente e técnico administrativo (funcionários). Segundo a psicóloga e pedagoga, Brunella Abreu, o objetivo é apoiar, acolher e orientá-los através de uma escuta qualificada e, inclusive, identificar algum comprometimento emocional ou até distúrbios e patologias decorrentes.

- Amparar e motivar o estudante a buscar seus interesses pessoais; oferecer orientação psicopedagógica para sanar ansiedades específicas e momentâneas bem como dificuldades nas relações humanas e institucionais: discentes/docentes; discente/discente; docente/docente e promover a socialização das pessoas com deficiência seja ela: motora, auditiva, visual e múltipla, além das deficiências orgânicas e psiquiátricas - explica Brunella.

EQUIPE
A equipe do NOPP é composta por três psicólogas e cada profissional realiza em média 20 atendimentos semanais, que equivalem a 20 pessoas por semana.

- O atendimento em grupo acontece em salas de aula e os atendimentos individuais são realizados nas dependências de cada campus, em local de fácil acesso, sinalizado e destinado ao Núcleo de Orientação Psicopedagógica - explica a psicóloga.

Brunella atua nos Campus Funorte São Norberto, Funorte JK e Colégio Ímpar. Ela ressalta que, no caso do ensino superior, o estudante se depara com um novo espaço de vivência psicossocial e passa a viver de forma cada vez mais ampla.

- Esse novo processo de conhecimento e de identificações poderá ser vivido de forma construtiva ou conflitiva, o que exigirá mudanças que, talvez, resultem em crises, as quais, por sua vez, implicarão em uma série de reformulações cognitivas e comportamentais. É justamente neste momento que se faz importante a intervenção do NOPP, a fim de facilitar tal processo, ampliando a percepção e a possibilidade de adaptação do indivíduo a esta nova etapa - aponta Brunella.

PROPOSTA
A proposta do órgão é contribuir para o desenvolvimento e adaptação acadêmica. A psicóloga revela como deve ser o profissional que atua nesta área.

- Deve ter um perfil de comprometimento com suas funções, envolvendo-se com responsabilidade, discrição, ética, sigilo e organização. Deve ser um profissional sensível para compreender as dificuldades dos acadêmicos/funcionários e comprometido com o processo pedagógico e psicossocial da instituição e dos acadêmicos - finaliza Brunella.

Os atendimentos são agendados através do site www.funorte.edu.br, na subpágina “Serviços”, no link NOPP. O aluno deve preencher a ficha de inscrição e aguardar o contato do órgão, que confirmará a data e horário do atendimento.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por