Obesidade e baixo peso podem estar ligados à enxaqueca

Estudo descobriu que, se comparadas a pessoas com peso normal, as obesas apresentam probabilidade de ter enxaqueca 27% maior. Já indivíduos com baixo peso são 13% mais propensos a enfrentar as crises

Jornal O Norte
14/04/2017 às 07:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:59

Estar fora da faixa de normalidade do índice de massa corporal (IMC) pode aumentar o risco de enfrentar crises de enxaqueca. É o que mostra um estudo realizado por cientistas dos Estados Unidos divulgado na edição desta semana da revista Neurology. Os pesquisadores analisaram dados de quase 290 mil pessoas e encontraram níveis maiores de ocorrência da cefaleia crônica em indivíduos obesos e com baixo peso. Os dados podem ajudar a entender melhor como ocorre a enfermidade neurológica e encontrar maneiras mais eficazes de tratá-la.

A relação entre o peso e a enxaqueca foi explorada em outras análises, mas usando padrões mais específicos de pacientes. A equipe norte-americana resolveu fazer uma revisão científica desses trabalhos para uma análise mais abrangente da questão, usando os estudos cujos métodos permitiram explorar dados consistentes, com categorias usadas pela Organização Mundial da Saúde, que também foram relacionados com padrões de idade e sexo para que fossem mais consistentes.

ESTUDOS
Os cientistas analisaram 12 estudos, com informações sobre 288.981 participantes. Descobriram que, se comparadas a pessoas com peso normal, as obesas apresentam probabilidade de ter enxaqueca 27% maior. Já indivíduos com baixo peso são 13% mais propensos a enfrentar as crises.

Segundo o estudo, ainda não é possível esclarecer como se dá essa relação entre as duas complicações de saúde, mas a equipe tem algumas suspeitas.

Eles explicam que o tecido adiposo, secreta uma variedade de moléculas de sinalização bioativas, como adipocitocinas, citocinas pró-inflamatórias e hormônios sexuais, entre outras. Com alterações na composição corporal - aumento e diminuição desse tecido –, a produção e a secreção dessas moléculas pode provocar mudanças que influenciam no surgimento da cefaleia.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por