2ª etapa

Novos grupos já podem tomar dose contra gripe

Desde ontem, novos grupos já podem receber a vacina contra essas doenças, como crianças e gestantes; fase vai até 3 de junho

Da Redação*
03/05/2022 às 01:39.
Atualizado em 03/05/2022 às 10:41
Além da vacina contra o sarampo, as crianças já podem receber a da gripe (FERNANDO MICHEL/HD)

Além da vacina contra o sarampo, as crianças já podem receber a da gripe (FERNANDO MICHEL/HD)

Crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, povos indígenas, professores e pessoas com comorbidades, além de outros grupos, já podem receber a dose contra a gripe e o sarampo (caso haja necessidade).

A 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e Sarampo começou nesta segunda-feira, em todo o país. Até o dia 3 de junho, além de idosos e trabalhadores da área de saúde (primeira etapa), a imunização será estendida a outros grupos (veja Saiba Mais).

A expectativa é a de que 90% do público-alvo da campanha – que tem 76,5 milhões de brasileiros – seja imunizado nas cerca de 38 mil unidades básicas de saúde (UBS) do país.

“É importante tomar em qualquer época. As vacinas do Plano Nacional de Imunização (PNI) estão disponíveis. Gastamos mais de R$ 4 bilhões com vacinas para o PNI, fora a da Covid-19. O presidente Bolsonaro investiu cerca de R$ 30 bilhões em vacinas contra Covid-19”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no lançamento da campanha.
 
VACINAÇÃO DE CRIANÇAS
De acordo com o ministério, no caso das crianças de 6 meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com a apenas uma dose em 2022.

Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira.

No caso das crianças que precisam tomar a vacina contra o sarampo, não há necessidade de cumprir intervalo com a vacina da gripe. As duas vacinas poderão ser administradas no mesmo dia.

O objetivo da campanha, segundo o Ministério da Saúde, é prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças, evitando novos óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde.

Ao todo, o governo federal enviou mais de 80 milhões de doses do imunizante da gripe aos estados e ao Distrito Federal para que a vacinação aconteça.


Confira públicos da 2ª etapa

- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);

- Gestantes e puérperas;

- Povos indígenas;

- Professores;

- Comorbidades;

- Pessoas com deficiência permanente;

- Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;

- Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

- Trabalhadores portuários;

- Funcionários do sistema prisional;

- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

- População privada de liberdade.


*Com Agência Brasil


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por