Logotipo O Norte
Sexta-Feira,16 de Janeiro
saúde

Nove municípios da região ganham bases do SAMU

Inauguração de unidades móveis reforça atendimento em regiões remotas

Márcia Vieira
marciavieirayellow@yahoo.com.br
Publicado em 12/01/2026 às 19:00.

Nove municípios do Norte de Minas passam a contar com reforço no atendimento aos pacientes, com a inauguração das Bases Descentralizadas do SAMU. A entrega de ambulâncias, oficializada em solenidade promovida pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte, contou com presença de autoridades ligadas ao setor. 

De acordo com o professor Ruy Muniz , fundador do Hospital das Clínicas Mário Ribeiro, parceiro do SAMU e que conta com um heliponto em suas dependências, a iniciativa representa mais segurança para a região.

“Nós, do Hospital Mário Ribeiro, temos orgulho da parceria, por terra e ar, com o Samu. Juntos temos conseguido salvar muitas vidas. Por isso, ver todas essas ambulâncias e saber que o serviço está sendo descentralizado, nos dá a certeza de que nossa gente estará mais bem assistida, já que a implantação dessas novas bases significa redução do tempo-resposta no atendimento e é muito importante quando se trata de salvar vidas”, destacou. 

As Unidades de Suporte Básico (USB) contam com um condutor socorrista e um técnico ou auxiliar de enfermagem. A previsão é que as unidades já comecem a operação neste mês de janeiro. Além de Montes Claros, foram contemplados com a Unidade de Suporte Básico, os municípios de Botumirim, Buritizeiro, Fruta de Leite, Icaraí de Minas, Joaquim Felício, Santa Fé de Minas, Urucuia e São João das Missões, este último, o município mais distante de uma unidade do SAMU. Em caso de emergências, a unidade mais próxima fica em Manga, mais de 20 km de distância e tempo estimado de viagem entre 20 a 30 minutos. “Não temos nem Corpo de Bombeiros aqui, então imagina uma situação em que a pessoa precise de uma massagem cardíaca, uma ressuscitação, por exemplo. O tempo nesses casos é crucial,não dá pra esperar o deslocamento. São João é uma localidade pequena, sem muitos recursos e a base traz uma sensação de segurança para os moradores”, comemora a comerciante Célia Ferreira da Mota, moradora do local. 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2025, apontam que em São João das Missões, a população é de aproximadamente 13.500 habitantes, com maioria indígena, cerca de 80% da população. O prefeito Jair Cavalcante, da etnia Xakriabá, destaca que o município conta com o atendimento básico de saúde por meio de UBS, com consultas médicas básicas, vacinação, assistência a gestantes e crianças, entretanto, as emergências necessitavam deste suporte do SAMU. “Tenho certeza que essa ambulância vai salvar muitas vidas”, concluiu o prefeito. Para Gonsalo Mendes Magalhães, prefeito de Icaraí de Minas e presidente do Cisrun/SAMU, a “ação é resultado do trabalho coletivo, construído com diálogo e responsabilidade com o serviço público, e principalmente dos profissionais do SAMU, que fazem o serviço acontecer todos os dias”.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por