Salvando vidas

No ano de 2024, SAMU Macro Norte registrou 50.546 atendimentos

Da Redação
Publicado em 14/01/2025 às 19:00.
No ano de 2024, o SAMU Macro Norte realizou 50.546 atendimentos, com uma média de 138 diários e cerca de 6 por hora. Dentre esses, 3.286 foram psiquiátricos, 1.089 obstétricos e 15.958 relacionados a causas externas como acidentes de trânsito e violência urbana (DIVULGAÇÃO)
No ano de 2024, o SAMU Macro Norte realizou 50.546 atendimentos, com uma média de 138 diários e cerca de 6 por hora. Dentre esses, 3.286 foram psiquiátricos, 1.089 obstétricos e 15.958 relacionados a causas externas como acidentes de trânsito e violência urbana (DIVULGAÇÃO)

As ambulâncias identificadas com SAMU, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que circulam pelas ruas de Montes Claros e outras cidades do Norte de Minas, fazem parte do SAMU Macro Norte. Este serviço é administrado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) e é essencial para o atendimento pré-hospitalar de urgência na região.

A instituição atende uma área de cerca de 122 mil km² composta por 86 municípios onde habitam mais de 1,7 milhão de pessoas. A estrutura do SAMU Macro Norte conta com 45 bases descentralizadas, que incluem um Complexo Regulador localizado em Montes Claros, ambulâncias de suporte básico e suporte avançado vida, “motolâncias” e o Suporte Aéreo Avançado de Vida (Saav), que também é conhecido como Aeromédico.

As equipes do SAMU Macro Norte são compostas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores-socorristas e prestam atendimento especializado gratuito em urgência e emergência que pode ser solicitado através do número 192 ou pelo aplicativo “Ligue 192 VOIP”.

O agente administrativo Osvaldo Junio Oliveira Soares, 24 anos, ainda não instalou o aplicativo do SAMU em seu celular, mas já solicitou o socorro via 192 para uma amiga e utilizou os serviços especializados do SAMU em mais de uma oportunidade. “Gostei bastante do atendimento, foi muito rápido e seguro. O contato com a atendente foi bem eficaz e ela foi me realizando perguntas práticas e informando o que fazer naquela determinada situação”, contou como se sentiu seguro naquele momento de fragilidade.
 
ATENDIMENTOS
Em 2024, o SAMU Macro Norte registrou um total de 50.546 atendimentos, equivalendo a aproximadamente 138 por dia e quase 6 por hora. Destacam-se entre esses atendimentos 3.286 casos psiquiátricos, 1.089 obstétricos e 15.958 ocorrências de causas externas, incluindo acidentes de trânsito, violência urbana, queimaduras e casos de autoagressão.

A diretora-executiva do Cisrun Zildete Souza explica que esses números não surpreendem, uma vez que as equipes do SAMU Macro Norte são altamente qualificadas para a atividade que desenvolvem. “Temos, inclusive, um departamento que qualifica permanentemente os servidores por meio de cursos que os atualizam sobre procedimentos e técnicas e o uso de equipamentos”, informa. 

A expectativa é que o número de atendimentos aumente em breve com a implantação de novas bases descentralizadas ainda em 2025, segundo o presidente do Cisrun Rômulo Carneiro. “Para a implantação de novas bases existe uma série de estudos e procedimentos que devem ser realizados pelo Ministério da Saúde e por outros órgãos. Mas posso afirmar que o processo está em andamento e que, em breve, a população do Norte de Minas contará com mais bases”, finalizou.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por