Segundo a Secretaria de Estado de Minas Gerais, Montes Claros está em quarto lugar no alto índice de óbito causado por câncere
Christine Antonini
Repórter
No próximo sábado (08), a Associação Presente promove o 7° Mutirão de Prevenção ao Câncer, com intuito de prevenir, conscientizar e oferecer à população atendimentos gratuitos com especialistas, garantindo o acesso a diversos exames que possam diagnosticar possíveis tumores. Na edição do ano passado foram atendidas 2340 pessoas, destas 38 foram diagnosticadas com câncer e começaram o tratamento logo em seguida.
O evento conta com médicos, enfermeiros, nutricionistas e acadêmicos da área de saúde, todos voluntários que estarão disponíveis para atender a toda a população, fazendo procedimentos de prevenção contra os cânceres de mama, boca, pele, colo uterino e próstata e posteriormente serão realizados exames clínicos.
- O mutirão é um presente não só para os montes-clarenses, mas também para toda população do norte de Minas, uma vez que diariamente Montes Claros recebe pessoas de todos os lugares. O local da ação também é pensado para esse atendimento, pois milhares de pessoas circulam no centro da cidade, principalmente aos sábados – explica a presidente da Associação Presente, Priscila Miranda, que também é referência em tratamento oncológico no norte de Minas, acrescentando que a ação contará também com especialistas do Rio de Janeiro e São Paulo de renome nacional.
Há sete anos consecutivos o Mutirão do Câncer acontece, sempre com atendimento gratuito. De acordo com a Associação Presente, os atendimentos cresceram 75%, desde o início da ação – a expectativa é que na edição deste ano sejam atendidas cerca de três mil pessoas.
CURA
Marli Vilela foi diagnosticada com câncer de mama em 2015, durante o Mutirão do Câncer. Ela conta que já havia notado um nódulo no seio direito e quando estava indo trabalhar parou na ação. Foi quando descobriu a doença.
- Na hora foi um susto, mas eu fui tão bem atendida que fiquei mais tranquila. No dia seguinte, já comecei o tratamento com mamografia e todos os procedimentos padrão. O diagnóstico precoce salvou minha vida, hoje estou curada, só faço um acompanhamento de rotina duas vezes ao ano. O Mutirão salva vidas – ressalta Marli.
Há 12 anos a Associação Presente Padre Tiãozinho atua em Montes Claros com a missão de promover assistência, cuidado e amparo a jovens, adultos e idosos carentes com câncer e atuar na prevenção e diagnóstico precoce da doença. O evento será realizado na Praça Doutor Carlos, das 8h até às 16h.
Marli descobriu o câncer durante o mutirão e hoje está curada