SAÚDE

Montes Claros inicia ampliação da vacina contra a influenza

De acordo com a SES, a porcentagem de vacinados está em 29,4% na cidade.

Larissa Durães
Publicado em 17/05/2023 às 19:00.
Amanda Martins não perdeu tempo e garantiu a sua dose da vacina (larissa durães)

Amanda Martins não perdeu tempo e garantiu a sua dose da vacina (larissa durães)

Nesta semana, Montes Claros ampliou a vacinação contra a gripe para toda a população, a partir dos seis meses de idade. O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) estão intencionados a reduzir a incidência de infecções respiratórias e contribuir para a diminuição dos atendimentos ambulatoriais, internações e mortes durante o período de outono e inverno. Todas as salas de vacina da cidade possuem o imunizante.

De acordo com a SES, em MOC, a porcentagem de vacinados está em 29,4%. Em nota, a secretaria informou que devido a demora da inserção dos dados no site do Ministério da Saúde, esse número pode ser maior. 

Quem não perdeu tempo foi a jovem mãe, Amanda Martins, 23 anos, que diz satisfeita que o seu cartão de vacina esteja completo. “Tomei tudo! Hoje, vim tomar a da gripe, porque não deixo passar nenhuma vacina e disseram na televisão que eu já podia tomar. Então, aqui estou”. 

Essa ampliação da vacinação deve seguir a disponibilidade de doses e a estratégia definida pelos municípios, que são responsáveis pela operacionaliza-ção da imunização. “Isso, porque, apesar da excepcionalidade da vacinação para todas as idades, o Programa Nacional de Imunizações reitera que permanece a importância da imunização dos grupos de risco, para evitar agravamento da saúde decorrente da doença”, explica a coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência Regional de Saúde de MOC (SRS), Agna Soares da Silva Menezes.

Até o momento, a SRS já repassou aos municípios 288.340 doses de vacinas e, com a ampliação do público a ser imunizado, a tendência é de que a partir desta semana haja aumento de demanda por parte das secretarias de saúde. Até a última segunda-feira (15), dados do Ministério da Saúde davam conta de que em Minas Gerais já foram aplicadas 2.464.996 doses de vacinas contra a gripe.

Para o infectologista, João Dos Reis Canela, o uso da vacina antigripal e influenza, já está mais que comprovado que é eficaz e importantíssima, principalmente nos extremos das idades, afirma o especialista. “Essa vacina é eficaz e segura e traz um benefício inquestionável para a saúde”, reitera o médico. 

Sobre a cobertura vacinal, a referência técnica em imunização da Rede de Frio da SRS, Mônica de Lourdes Rochido, explica que, até sexta-feira (12), em 54 municípios a cobertura vacinal contra a gripe chegou a 34,52%. Até então, o público prioritário para vacinação era constituído por idosos a partir de 60 anos; trabalhadores da saúde; crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas e povos indígenas, entre tantos outros. 

Até o momento os municípios que se destacam pelo maior percentual de cobertura vacinal são: Engenheiro Navarro (74,26%); Guaraciama (70,79%); Santa Cruz de Salinas (70,3%); Olhos D´Água (62,83%); São João da Lagoa (62,43%); Mamonas (54,76%); Pai Pedro (52,86%); Porteirinha (52,50%) Grão Mogol (50,61%) e São João do Paraíso (50,23%). 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por