Ação será realizada no sábado (18); vacinas contra gripe e dengue estarão disponíveis
Os gêmeos Luís e Vitor, de 11 anos. Um vai se vacinar contra a dengue e outro, que teve a doença recentemente, esperará o prazo recomendado (MÁRCIA VIEIRA)
No próximo sábado (18), a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros realiza o “Dia D” de vacinação contra a gripe e convoca a população a atualizar o cartão. O Ministério de Saúde emitiu nota técnica ampliando o público-alvo e o objetivo é vacinar todas as pessoas a partir de seis meses.
Para ter acesso, basta comparecer, munido de documento de identificação e cartão de vacinação, a qualquer uma das salas de vacinação do município ou zona rural, entre 8h e 17h. A sala do Montes Claros Shopping atenderá de 10h às 20h. Quem estiver no centro da cidade, entre 8h e 12h, poderá procurar a tenda de vacinação na Praça Dr. Carlos. No Parque Sagarana haverá um Drive-Thru, de 8h às 20h. Até o momento, foram 37.347 aplicações de vacina contra a gripe Influenza, distribuídas entre crianças, idosos, profissionais de saúde, professores, gestantes e puérperas, público-alvo inicial. Com a ampliação, o município espera cumprir a meta. O número ainda não foi divulgado.
DENGUE
Além da vacina contra a gripe, serão oferecidas outras que integram o calendário nacional. A iniciativa é também uma oportunidade para incentivar o público-alvo, de dez a 14 anos, a se vacinar contra a dengue. A coordenadora de Vigilância da Superintendência Regional de Saúde, Agna Menezes, informa que as doses que chegaram à região foram poucas e não há previsão em relação a novas remessas ou ampliação de público.
“Foram apenas seis municípios contemplados no Norte de Minas, e destes, Montes Claros foi o que recebeu a quantidade maior. Essa ação é importante para estimular as pessoas”, disse.
Letícia Veloso levou os gêmeos Luís e Vitor, de 11 anos, ao posto de vacinação do Major Prates. Ela defende que a vacinação é importante na proteção das doenças e, como o esposo é médico, é um incentivo a mais em casa. “Um vai se vacinar contra a dengue e o outro contra a gripe, que já está disponível, pois o Vitor teve dengue recentemente e tem que esperar um prazo de seis meses para receber o imunizante”, diz a mãe. “Vi o meu irmão doente e não quero adoecer também”, conta Luiz. O irmão, Vitor, afirma que foram alguns dias “deitado, com dor no corpo, tomando dipirona e hidratando muito. A parte pior foi não poder ir à escola. Não gosto de perder matéria”, disse.
A assessoria de comunicação da Prefeitura informou que, das quatro mil doses recebidas contra a dengue, foram aplicadas até a última terça-feira (16), 682 doses. Além de Montes Claros, Claros dos Poções, Itacambira, Glaucilândia, Juramento e Mirabela receberam as doses do imunizante contra a dengue.