Logotipo O Norte
Terça-Feira,4 de Novembro
saúde

MOC em destaque na certificação da OMS contra HIV

Laboratório atende os municípios de Montes Claros, Januária, Pirapora e Diamantina

Da Redação
Publicado em 15/08/2025 às 19:00.

O Laboratório Macrorregional de Saúde do Norte de Minas, em Montes Claros, completa seis anos na Rede Nacional de Laboratórios para Qualificação da Carga Viral do HIV e integra o processo de Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do vírus no Brasil, anunciado pelo Ministério da Saúde durante o XV Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis.

“Considerando a expertise do serviço situado em Montes Claros em compor as redes de quantificação da carga viral rápida do HIV (CVR) e contagem de linfócitos T CD4+ rápida (CD4+R)”, por meio de ofício a OMS e a OPAS convidaram a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros a participar de videoconferência realizada nesta quarta-feira (13), envolvendo representantes de várias instituições internacionais, de laboratórios centrais, estaduais e municipais de saúde.

“O objetivo da videoconferência foi avaliar questões relacionadas ao eixo capacidade diagnóstica e qualidade da testagem e possibilitou aos representantes das instituições ligadas à OMS e à OPAS esclarecer dúvidas sobre algoritmos de diagnóstico, redes laboratoriais, testes rápidos e demais processos envolvidos no diagnóstico e monitoramento da infecção pelo HIV. Também debatemos questões relacionadas à qualidade da testagem”, explica a bioquímica, Núbia Pereira da Silva, referência técnica do Laboratório Macrorregional do Norte de Minas, mantido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). 

O encontro virtual antecede a visita presencial de representantes da OMS e da OPAS aos serviços de saúde existentes no país, o que possibilitará aos profissionais apresentar um panorama geral sobre cada um dos eixos que serão avaliados: Programas e Serviços; Vigilância; Direitos Humanos; Capacidade Diagnóstica e Qualidade da Testagem.

Para Núbia Pereira, “a decisão da OMS e da OPAS em avaliar o trabalho implementado pelo Laboratório Macrorregional do Norte de Minas coloca a região numa posição de destaque no contexto da saúde pública do país, levando em conta a importância das ações voltadas para conter a transmissão vertical do HIV”.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, avalia que “a descentralização dos exames representou uma importante conquista para pacientes de outros municípios, que antes precisam deslocar até Montes Claros para coleta de amostras e aguardavam cerca de vinte dias para receber os resultados. Aliado a isso, houve a redução de despesas com o transporte de amostras para a Funed, em Belo Horizonte, evitando perdas na qualidade e diminuindo o tempo de resposta para emissão dos resultados”.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por