As coordenadorias de Vigilância Epidemiológica e de Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros realizou na última semana, reunião com referência de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, com o objetivo de alinhar ações voltadas para a melhoria das coberturas vacinais. O foco do trabalho, que envolve referências técnicas de imunização e autoridades sanitárias da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), objetiva o acompanhamento periódico dos serviços privados de vacinação humana, entre eles clínicas, drogarias e farmácias.
Levantamento realizado pela Superintendência Regional de Saúde constatou que, neste ano, 23 estabelecimentos privados de saúde, sediados em Montes Claros e que são registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), realizaram o lançamento de 8.806 doses de vacinas no novo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).
“Como Montes Claros possui a gestão plena dos serviços de saúde, há necessidade das coordenações de vigilância em saúde e de imunização acompanharem o trabalho de vacinação realizado por farmácias, drogarias e clínicas, a fim de que o município tenha condições de ter uma avaliação da realidade das coberturas vacinais. A partir desse conhecimento, o município terá condições de definir estratégias mais assertivas para alcançar maiores percentuais de coberturas vacinais, levando em conta a realidade dos públicos alvos previamente definidos”, explica Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de vigilância em saúde na SRS de Montes Claros.
O funcionamento de estabelecimentos privados de vacinação humana está disposto na Lei 14.675, publicada em 2023, e na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 197 da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa). As duas normativas estabelecem os requisitos mínimos para o funcionamento dos serviços, destacando a obrigatoriedade do registro de informações referentes às vacinas administradas nos sistemas oficiais definidos pelo Ministério da Saúde, visando garantir a rastreabilidade das vacinas aplicadas e a consolidação de dados nacionais de imunização.
Nesta quinta-feira (17), a Superintendência Regional de Saúde realizará nova reunião visando alinhar com secretarias municipais de saúde da sua área de abrangência, o acompanhamento das ações de vacinação realizadas por estabelecimentos privados. O encontro reunirá referências técnicas dos municípios de Bocaiúva, Capitão Enéas, Coração de Jesus, Janaúba, Porteirinha, Salinas, São João do Paraíso e Taiobeiras, que possuem estabelecimentos privados de vacinação humana registrados no CNES.