A garotada também participou de brincadeiras com a presença do ator Jean Santana caracterizado de “Mosquito da Dengue”
Diante dos desafios que a população tem enfrentado para combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Legião da Boa Vontade (LBV) tem procurado conscientizar os meninos e meninas atendidos em seu Centro Comunitário de Assistência Social, em Montes Claros, no bairro Independência, bem como suas famílias e moradores do entorno.
Com o projeto “Dengue: Diga sim à saúde!”, a LBV reforçou com a garotada os cuidados que devem manter para que o mosquito transmissor não se prolifere, as responsabilidades com a saúde, além da formação de multiplicadores para a prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
Durante o desenvolvimento do projeto, crianças e adolescentes assistiram a uma palestra lúdica, bastante interativa sobre o Controle da Dengue, ministrada por profissionais do Centro de Controle de Zoonoses.
ATIVIDADES
A garotada assistiu também a vídeos educativos, participou de brincadeiras diversas, debates, confecções de brinquedos e jogos sobre o tema, utilizando materiais recicláveis e com a presença do ator Jean Santana caracterizado de “Mosquito da Dengue”.
Na finalização do projeto, educadores e atendidos realizaram uma passeata no quarteirão onde está inserida a LBV, tendo como finalidade chamar a atenção dos moradores para os cuidados e precauções que cada um precisa ter no combate à dengue e outras doenças.
- É de grande importância manter ações como esta: crianças com seus pais, amigos e vizinhos, juntos, na prática preventiva contra o mosquito transmissor. Foi de grande relevância levar aos atendidos esclarecimentos, conscientização, além de adotar atitudes corretas na luta contra o mosquito - ressaltou a educadora social da LBV Liliane Pereira Cruz.
Samantha Helena, 12 anos, gostou da ação e pontuou que foi importante participar do projeto.
- Eu aprendi que devemos tirar pelo menos dez minutos do nosso tempo para esses cuidados em relação ao mosquito, em casa, com os vizinhos e na escola também. Jamais jogar lixo nas ruas e não deixar água parada – disse Samantha.