Jovens também sofrem com dor lombar

-

Jornal O Norte
18/03/2017 às 07:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:56

Christine Antonini
Repórter

As dores lombares e na coluna não são mais consequências da idade – dor na coluna atinge 10% dos jovens de 20 a 30 anos de idade. Os fatores estão ligados à má postura, sobrecarga de peso e sedentarismo. Como é o caso da estudante, Helen Miranda, de 20 anos de idade, que sofria com dor na coluna cervical, desde os 12 anos.

A fisioterapeuta Janaina Vieira afirma que atende pacientes na faixa etária de 12 a 16 anos de idade, que possuem o diagnóstico de lesões na coluna com um todo.  A especialista pontua que as dores, geralmente, são ocasionadas, além dos fatores citados acima, pelo sobrepeso, colchão ou travesseiros inadequados e até mesmo pela prática errada de exercícios físicos.

 - Nunca em toda a história da humanidade se olhou tanto para baixo. As pessoas ficam muito tempo usando o celular e isso gera problemas na região cervical – alerta.

DORES
As dores de Helen se intensificaram quando ela começou a trabalhar como atendente de call Center. No servço, já aconteceu de ela ficar 18h seguidas sentada. A estudante fez tratamento com analgéticos recomendados por um especialista, alongamentos e também foi orientada a fazer ballet ou pilates – exercícios que ajudam na postura correta e fortalecimento dos músculos.

- No início, minhas dores foram associadas devido à fase de crescimento. Posteriormente elas se intensificaram na região da coluna, principalmente na linha vertebral vinculada às costelas. Hoje fico atenta à minha postura durante atividades de sala de aula ou quando estou trabalhando, ou até mesmo quando vou pegar peso – pontua a estudante.

Vitor Caldeira tem 25 anos, é design e publicitário, passa a maior parte do dia trabalhando, sentado de frente para um computador. A má postura, aliada com a alta estatura, acarretou dores esporádicas. A especialista Janaina confirma que pessoas muito altas são mais propícias a desenvolverem dores na coluna. Vitor teve que fazer fisioterapia e adaptar a postura para efetuar tarefas simples do dia a dia.

- Para lavar a louça, preciso me encurvar um pouco e quando passo muito tempo nesta posição sinto um incomodo ao terminar – afirma.

Outro fator importante é quanto ao peso das mochilas escolares, muitas vezes o principal fator para dor lombar em crianças. Gabriel Freitas, de oito anos, queixava muito de dores nos ombros e na coluna. O problema veio do excesso de peso que levava para escola: cinco cadernos, quatro livros e alguns itens escolares. A opção foi mudar a mochila de costas para a de rodinhas, com altura determinada por um fisioterapeuta.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por