Januária em alerta por causa da febre amarela

-

Jornal O Norte
24/01/2017 às 07:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:51

Após a confirmação da morte de um pedreiro de 40 anos por febre amarela no Distrito Federal, na quinta-feira (19), o município de Januária, cidade natal dele, reforçou as medidas preventivas contra a doença. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) centralizou as ações no distrito de São Joaquim, local onde a vítima morava. É que macacos mortos foram encontrados nos arredores da cidade.

O governo destinou 50 mil doses da vacina para o reforço da imunização no município ribeirinho. Uma equipe da vigilância epidemiológica da SES foi enviada a São Joaquim para levantar o histórico do morador que teve o óbito registrado no Distrito Federal.

ITINERÁRIO
Segundo moradores, o paciente percorreu várias localidades da região, no início deste mês, participando de grupo de folia de reis. A intenção é mapear por onde o homem passou e com quais pessoas ele teve contato, a fim de reforçar a vacinação e tomar outras medidas preventivas. A Gerência Regional de Saúde de Januária ressalta que não há razão para pânico e que todas as medidas necessárias estão sendo aplicadas. As amostras dos primatas encontrados na região serão enviadas ao Instituto Evandro Chagas, no Pará.

O pedreiro, de 40 anos, deixou Januária na segunda-feira da semana passada, de ônibus. Devido às complicações, ele foi levado a um posto de saúde em Brasília e acabou transferido para o Hospital São Mateus, no Cruzeiro. Amostras do paciente passaram por análise no Laboratório Central e os técnicos cravaram a causa do óbito. Agora, será feita uma apuração se o caso ocorreu pelo vírus silvestre ou pelo vírus vacinal, já que o imunobiológico contém o vírus vivo atenuado e, em situações raras, desencadeia a infecção.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por