Em 2023, o presidente Lula sancionou a Lei 1.836/2019, oficializando a campanha “Janeiro Branco”. Esta iniciativa é dedicada a intensificar ações que promovam a integração entre a saúde mental e a saúde física, reconhecendo a importância de um início de ano focado não apenas em celebrações, mas também em reflexão e compromisso com mudanças positivas. A escolha da cor branca para a campanha é simbólica, representando uma página em branco, pronta para ser escrita com um novo capítulo de bem-estar e equilíbrio.
E é cuidando do corpo que a dona de casa T.X. vem tentando se reerguer, após passar por situações que levaram ao colapso do corpo. “De dois anos para cá, senti no corpo o reflexo das situações emocionais que vivi. De repente, fui diagnosticada com artrite, psoríase, fibromialgia e outras doenças associadas. Mesmo fazendo uso de remédio, não tive melhora e só a partir do momento em que fiz algumas sessões de fisioterapia, terapia e caminhada, eu retomei em parte o controle da minha vida”, conta T., que revela lidar, ocasionalmente, com dificuldade para manter a disciplina. “Em muitos momentos, penso em desistir. Os problemas persistem, mas sinto que a terapia, o contato com um profissional com quem eu possa conversar e a caminhada semanal me ajudam a olhar os problemas por outro ângulo e a querer continuar viva”, destaca.
Para a psicóloga Juliana Lessa Lopes, às vezes é necessária essa ajuda profissional com médico ou psicólogo e é fundamental incluir o profissional de saúde não apenas em picos de estresse, mas o ano inteiro, a fim de controlar os sintomas. Sobre o “Janeiro Branco” ela diz que “a campanha visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico, pois a saúde mental tem características biopsicossociais. Entender a saúde mental como algo que envolve o corpo, as emoções e como interagimos ajuda a ver que todos têm um papel importante em cuidar do bem-estar geral, cuidando de nós mesmos e apoiando mutualmente”, diz.
Para manter o bem-estar, ela dá algumas sugestões, que ajudam a iniciar o processo e manter mente e corpo sãos. “Pratique atividade física; tire um tempo para você; mantenha boas relações e aprenda a lidar com situações estressantes, comuns no nosso dia-a-dia. Não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda. Nós precisamos desses cuidados”, arremata.