-
Um terço dos idosos acima de 65 anos vive com uma condição dolorosa, que afeta a qualidade de vida e o desempenho de tarefas cotidianas. Trata-se da osteoartrite, caracterizada por dor intensa no quadril, nos joelhos, no tornozelo e no pé; rigidez articular e limitação do movimento.
Para essas pessoas, a adaptação de uma técnica milenar indiana pode não só reduzir o desconforto como ajudar na reabilitação das articulações. Um estudo da Universidade Atlantic, da Flórida, nos Estados Unidos, mostrou que fazer ioga usando uma cadeira dispensa, inclusive, o uso de medicamentos.
TESTES
O trabalho contou com a participação de 131 idosos. Eles foram divididos aleatoriamente em dois grupos. Metade fez duas sessões semanais de 45 minutos, cada uma, da chamada ioga na cadeira, uma adaptação da técnica milenar. Os demais dedicaram o mesmo tempo a um programa de educação em saúde.
Antes, durante e no fim do estudo, os pesquisadores avaliaram os níveis de dor, como ela estava afetando a qualidade de vida, a fadiga, as habilidades funcionais, o equilíbrio e a velocidade de marcha dos voluntários. Os resultados mostraram que aqueles que participaram das aulas de ioga comparados aos demais, tiveram grande redução de dor e de interferência da dor durante as sessões. Esse efeito foi sentido por até três meses após o encerramento do programa. Menos fadiga e melhora na velocidade da marcha foram benefícios verificados ao longo das oito semanas de estudo, mas não após o treinamento.