Implante reduz sintomas da epilepsia

De acordo com a Organização Mundial da Saúde mais de 50 milhões de pessoas sofrem de epilepsia no mundo todo. No Brasil cerca de 3 milhões de pessoas têm a doença causada por descargas excessivas nos neurônios

Jornal O Norte
20/04/2017 às 08:54.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:59

O sintoma mais característico da epilepsia é a convulsão, consequência da perturbação das células nervosas. Apesar do grave sintoma, a maioria dos casos pode ser tratada com medicamentos.

De acordo com o INC - Instituto de Neurologia de Curitiba, a epilepsia pode ser controlada em até 80% dos casos. Os pacientes que não respondem aos medicamentos são submetidos a uma investigação rigorosa com exames específicos que indicam se o paciente é apto a outros tratamentos, como, por exemplo, à micro neurocirurgia do Nervo Vago, alternativa moderna e menos invasiva adotada pelos especialistas mais qualificados da área para reduzir os sintomas da epilepsia.

O INC é um dos hospitais pioneiros da Estimulação do Nervo Vago, implante de um eletrodo no nervo vago esquerdo que é conectado a um gerador que fica no tórax e envia estímulos através do nervo vago até o cérebro, o que faz inibir as crises convulsivas. O método, apesar de pouco conhecido no Brasil, é referência nos Estados Unidos e na Europa.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por