
Com previsão de receber oito novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para adultos até novembro de 2026, o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira (HCMR), em Montes Claros, é uma das principais unidades contempladas no plano de expansão da terapia intensiva na Macrorregião Norte de Minas. A proposta faz parte do Plano de Ação Regional aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS).
Além do Hospital Mário Ribeiro, o plano contempla outras instituições estratégicas da região. A Santa Casa de Montes Claros contará com dez novos leitos, enquanto o Hospital Dilson Godinho terá dois. Já os municípios de Salinas e Taiobeiras serão beneficiados com um leito cada, respectivamente no Hospital Dr. Oswaldo Prediliano Santana e no Hospital Santo Antônio.
De forma simultânea, investimentos também serão direcionados ao Hospital Regional de Janaúba, com a criação de vinte UTIs adultas e dez pediátricas, e ao Hospital Municipal de Bocaiúva, que passará a contar com dez UTIs para pacientes adultos. Ao todo, a Macrorregião Norte poderá ganhar 52 novos leitos de UTI, ampliando a capacidade de atendimento intensivo na rede pública.
A coordenadora de Redes de Atenção à Saúde da SRS de Montes Claros, Denise Maria Lúcio da Silveira, destaca a importância da ampliação e da descentralização de leitos de UTI no Norte de Minas, levando em conta as demandas e a grande extensão territorial existente na região.
Além disso, lembra a coordenadora, “os novos investimentos previstos no Plano de Ação Regional (PAR) aprovado em 2023 pelos gestores de saúde, vão possibilitar o atendimento de necessidades identificadas pelos gestores. No caso de UTIs para o atendimento de adultos a macrorregião de saúde do Norte de Minas, composta por 86 municípios, tem demanda de 258 leitos, mas atualmente possui 175 acomodações”.
Já para o atendimento de crianças, a demanda do Norte de Minas é de 37 UTIs. Atualmente a região possui 12 leitos dessa especialidade e há perspectiva de abertura de 20 novas UTIs, sendo dez no Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira e outras dez na Santa Casa de Montes Claros.
PALIVIZUMABE
Ainda durante a reunião da CIB-SUS a Coordenação de Redes de Atenção à Saúde da SRS informou aos gestores do Norte de Minas a inclusão do Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira como polo de aplicação de palivizumabe, em Montes Claros. Em 2023 a instituição realizou mil partos e mantém atendimentos na área pediátrica.
O Palivizumabe é destinado à prevenção da infecção pelo vírus sincicial respiratório (VSR), que é um dos principais agentes causadores das infecções que acometem o trato respiratório inferior de lactentes e crianças menores de dois anos de idade.
Atualmente o Norte de Minas possui sete polos de aplicação do palivizumabe, distribuídos da seguinte forma: Santa Casa e o Hospital Universitário Clemente de Faria, em Montes Claros; Hospital Santo Antônio, de Taiobeiras; Fundação de Assistência Social de Janaúba (Fundajan); Hospital Municipal de Januária; Hospital Senhora Santana, de Brasília de Minas e o Hospital Dr. Moisés Magalhães Freire, de Pirapora.