O Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro foi oficialmente credenciado para realizar cirurgias ortopédicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A novidade foi confirmada pela Portaria GM/MS nº 5.846, de 6 de dezembro de 2024, publicada pelo Ministério da Saúde. Com isso, o hospital passa a atuar também como unidade de urgência e emergência em ortopedia, oferecendo atendimento ininterrupto no pronto-socorro para casos de trauma, 24 horas por dia.
De acordo com médica Luciana Santana, diretora técnica do HCMR, o hospital realiza atualmente cirurgias eletivas de ortopedia, mas não atendia as urgências “Agora o hospital passa a atender urgências, tanto adulto quanto pediátrica e amplia também o rol de cirurgias eletivas a ser ofertadas, inclusive cirurgias de alta complexidade”, diz.
A Diretora reforça, que a Portaria publicada pelo Ministério da Saúde, traz autorização para que hospital comece a funcionar assim que for alinhado o contrato com o município de Montes Claros. Isso significa, segundo Santana, que provavelmente nos próximos 30 a 60 dias O hospital Mário Ribeiro já estará recebendo pacientes na urgência e emergência. Ainda de acordo com a médica, o serviço vai incluir cirurgias eletivas de joelho, que hoje apresenta uma fila muito grande no SUS, além de próteses de quadril, ombro e cirurgias de urgência que são aquelas com vítimas de acidentes de trânsito nas ruas, rodovias, ou no trabalho.
Robô Rosa
Outra informação importante é a chegada do Robô Rosa, em 2025., No Hospital Mário Ribeiro. O novo aparelho é um sistema robótico de assistência cirúrgica especifica para a área de ortopedia e que vai auxiliar cirurgiões ortopedistas em procedimentos como a colocação de próteses de joelho e quadril, garantindo uma cirurgia mais personalizada para cada paciente, com maior precisão e eficiência, refletindo diretamente na recuperação da mobilidade e da qualidade de vida do paciente.
“O impacto do robô rosa, no hospital, para atendimento dos pacientes do SUS vai ser especialmente nas cirurgias eletivas. É um robô que faz a cirurgia com precisão e está dentro do Centro de Cirurgias Minimamente Invasivas, que é um centro que hoje o hospital Mário Ribeiro possui. Então para o ano de 2025 teremos esse novo recurso, que vai somar no atendimento dos pacientes do SUS”, completa a médica Luciana.