Cuidar da saúde e promover o bem-estar continuamente é um dos inúmeros caminhos encontrados pelo Hospital das Clínicas Mário Ribeiro a fim de prevenir enfermidades, que, se detectadas a tempo, têm grande potencial de cura. Com esse objetivo o hospital abriu as portas para um conjunto de ações que miram a saúde dos homens. O médico e diretor do Hospital Mário Ribeiro, Jhonatan Rodrigues, explica que essa atividade “é um protocolo clínico de detecção precoce do câncer de próstata, por meio de exames de ultrassonografia. Identificando qualquer alteração, a gente faz a fusão da imagem com ressonância magnética. Alguns já com indicação direta para biópsia. Posteriormente, esses pacientes que apresentaram alguma alteração e que necessitem ser submetidos à biópsia, a gente vai fazer a biópsia com os médicos aqui da instituição, para depois encaminhar esse paciente para tratamento”, disse Jhonatan.
O check up, completamente gratuito e vai acontecer até a próxima sexta-feira (13), inclui exames da visão, exames laboratoriais, que incluem verificar se é apresenta diabetes, verificação da situação vacinal, avaliação odontológica e ultrassom, e trouxe ao hospital pacientes ansiosos para saber como anda sua saúde. Quem passou pelas mãos dos profissionais, destacou a qualidade do atendimento e a atenção dedicada ao tema. “A condução foi feita de maneira a despertar a nossa consciência, tanto que tive oportunidade de atualizar a minha vacina hoje”, disse Wanderley Soares da Cruz, de 52 anos. Ele acrescentou que o acesso a saúde não é fácil e ter oportunidade de passar por vários exames, é diferencial bastante satisfatório. “Certos procedimentos geram constrangimento, preconceito, então essa tomada de consciência é fundamental para que a gente tenha vida plena. Iniciativa muito importante do Hospital”, afirmou.<EM>
Prevenção
Samuel Lima Pereira, Coordenador de Regulação do Mário Ribeiro, destaca que a intenção é o trabalho preventivo, além de promover a melhoria das condições de saúde da população masculina de Montes Claros e região. “Desse modo, contribuímos de maneira efetiva, para a redução de internação e da mortalidade dessa população, abordando de maneira abrangente os fatores de risco e vulnerabilidades associadas. A ação é importante para identificar e direcionar para o tratamento precoce os pacientes que possuem, sobretudo, um potencial para o câncer de próstata”, disse. As ações continuam até esta quarta-feira.