O atendimento humanizado cativou Karla Rocha, que é motorista de ambulância no município de Coração de Jesus (arquivo pessoal)
O Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira (HCMR) comemora mais um feito. A atuação do HCMR mereceu destaque, ocupando o 1º lugar em Minas Gerais e 30º lugar no Brasil, no ranking de hospitais que mais fizeram cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com dados do Ministério da Saúde, considerando os primeiros meses de 2024. Desse modo, o HCMR repete o feito de 2023, que já havia colocado o hospital como referência entre as instituições de todo o país.
“Isso nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. O Hospital Mário Ribeiro estar em primeiro lugar no ranking de cirurgias eletivas, ou seja, cirurgias que podem ser programadas. Indica que estamos cumprindo nossa missão de cuidar da saúde dos montes-clarenses e dos norte-mineiros. É gratificante saber que pessoas que estavam por anos aguardando uma cirurgia, para ter de volta uma vida normal, conseguiram por meio do Hospital”, diz Raquel Muniz, médica e cofundadora do Mário Ribeiro, ao lado do esposo Ruy Muniz. Raquel atribui o feito a fatores diversos e, entre os principais, o cuidado na formação da equipe. “Temos uma equipe comprometida, que se desdobra em suas especialidades, praticando uma medicina avançada e humanizada.”
O resultado é a satisfação dos pacientes, como Indiara Soares Silva, que se submeteu recentemente a uma histerectomia (remoção do útero). Ela conta que tudo começou a partir de uma consulta particular, seguida de uma ressonância que confirmou a necessidade de cirurgia. Posteriormente, passou pelo posto de saúde e entrou na fase mais desanimadora para usuários do SUS: a fila de espera. “Eram 999 pessoas na minha frente. Mesmo sem condições de arcar com a cirurgia, chegou a pensar em juntar o dinheiro aos poucos para o procedimento. Mas me ligaram e eu fui ao ‘hospital de Ruy’”, conta a paciente, que acrescenta ter sido bem recebida pela equipe médica.
“Já haviam me falado que o médico, Dr. André, era muito bom. No início do mês, fiz a cirurgia. Eles me trataram muito bem”, diz.
O tratamento humanizado encantou a paciente Karla Rocha, motorista de ambulância no município de Coração de Jesus. “Foi a melhor escolha que fiz na minha vida. Estou muito feliz com o resultado positivo”, afirma Karla. Para fazer a bariátrica, ela passou por consultas e exames diversos, com equipe multidisciplinar, que incluía psicóloga e nutricionista, entre outras. “Eu só tenho gratidão por tudo que aconteceu. Não tenham medo, nem fiquem ansiosos. Se tem vontade de fazer, façam! Me acolheram muito bem, da cirurgia até a alta hospitalar. A equipe passa tranquilidade e estou sendo feliz com os resultados”, diz a paciente que entrou na fila em abril e, menos de dois meses depois, está colhendo resultados.
O HCMR disponibiliza a cidade e região, cirurgias oftalmológicas, bariátricas, ginecológicas, ortopédicas, cirurgia infantil, entre outras especialidades. Diretores do hospital viajaram este mês para encontro no exterior, onde participam de palestras e conhecem os mais recentes equipamentos tecnológicos para tratamento e cirurgias.