O Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira (HCMR) entra o ano com mais uma novidade. A partir de 2025, a classe médica de Montes Claros poderá contar com o polo de especialização que vai ofertar residência médica em dez especialidades. A medida, já aprovada pelo Ministério da Educação (MEC), vai assegurar duas vagas por especialidade. O processo seletivo será realizado por meio da Associação das Residências Médicas de Minas Gerais (Aremg) e está previsto para ter início no mês de janeiro.
“O principal cenário de prática de formação dos médicos vai ser o Hospital Mário Ribeiro, mas o hospital também vai contar com algumas parcerias, entre elas, a Santa Casa de Belo Horizonte, o Hospital Raul Soares, também na capital, e hospitais aqui da região como Pirapora e Janaúba, que já são parceiros da nossa rede há algum tempo”, explicou a médica e diretora do HCMR, Luciana Santana. As especialidades aprovadas são: anestesiologia, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, ortopedia, pediatria, psiquiatria, terapia intensiva e urgência e emergência. “O HCMR atende todas as especialidades e está dentro da rede SUS”, destacou Luciana.
A Residência Médica é um curso de especialização de treinamento em serviço, composto por 60 horas semanais, quando o médico faz a complementação da sua formação no serviço. “É uma alegria saber que os profissionais não precisarão sair de Montes Claros para concluir a formação. Estamos preparados para receber a todos e já iniciamos, no próximo mês, o programa de residência”, concluiu a médica, diretora e cofundadora do hospital, Raquel Muniz. Para ela, a medida é o resultado do trabalho e comprometimento da equipe e integra a série de avanços programadas para serem desenvolvidos na instituição, devolvendo saúde à população.