Os dois hospitais que mais realizam cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais não estão localizados na capital. Ao longo de 12 meses, do total de 314.094 procedimentos realizados no estado, o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira (HCMR), em Montes Claros, no Norte de Minas, liderou com 8.449 cirurgias realizadas. Na sequência, está o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, em Pouso Alegre, no Sul do estado, com 5.696 procedimentos, seguido pela Santa Casa de Belo Horizonte, que registrou 5.657.
Os números correspondem às Autorizações de Internação Hospitalar (AIH) aprovadas entre novembro de 2023 e outubro de 2024, disponíveis no banco de estatísticas do DataSus. As cirurgias realizadas pelo hospital de Montes Claros representam 2,69% do total estadual, enquanto a unidade no Sul de Minas alcança 1,81% e a Santa Casa de Belo Horizonte, 1,80%.
Cirurgias eletivas, programadas e sem caráter de urgência, são consideradas um dos principais desafios na oferta de serviços pela rede pública de saúde. Para Luciana Santana, diretora do HCMR, o bom desempenho da instituição é resultado da organização e do foco direcionado ao atendimento SUS da população nos últimos anos.
A médica também destaca como essenciais para o resultado a parceria com o Centro Universitário Funorte — com contribuição na parte da ciência e no atendimento multiprofissional, inclusive no preparo do paciente e no pós-operatório - além, dos constantes investimentos em tecnologia de última geração feitos pela unidade de saúde.
“Nós contamos com salas muito bem equipadas, o que fez com que aumentasse o número de cirurgias e diminuíssem as complicações e internações, dando giro nos leitos”. O hospital conta com 200 leitos, 52 unidades de terapia intensiva (UTIs) e 16 salas cirúrgicas, todos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre os outros hospitais que se destacaram na realização de cirurgias eletivas pelo SUS, no período, estão o Hospital Universitário Ciências Médicas, com 5.539 procedimentos; o Complexo Hospitalar São Francisco, com 5.309; o Hospital da Baleia, com 5.263; e o Hospital Evangélico de Belo Horizonte, com 5.253. Todos estão localizados na capital mineira.