Reunião final do projeto do RHP no HCMR apresentou resultado positivo (Leonardo Queiroz)
O Hospital das Clínicas Dr. Mario Ribeiro da Silveira HCMR) concluiu na última quarta-feira (1) o projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP), oferecido e implantado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), de São Paulo, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde.
A parceria foi firmada em 16 de abril de 2021 com o objetivo de melhorar a qualificação da gestão de hospitais públicos em 15% de conformidade, na linha do cuidado do paciente cirúrgico no período de 18 meses por meio da utilização de instrumento de avaliação da Ferramenta de Avaliação Hospitalar (FAHOSP), baseado em boas práticas e legislações vigentes.
A farmacêutica e integrante da equipe RHP, Mariana Lima, que participou da reunião de fechamento, explica que a equipe multiprofissional do projeto contempla equipe médica, enfermeiros, especialistas em engenharia clinica entre outros profissionais atuantes na melhoria de processo de hospitais públicos na região de Montes Claros – “O Mário Ribeiro surpreendeu nossas expectativas. O RHP atua em muitos processos hospitalares e isso acaba trazendo muito trabalho para a equipe que já possuía um atendimento bem assíduo. O resultado do primeiro ciclo foi muito satisfatório e o HC conseguiu atingir a meta dos 15% de evolução em processos hospitalares e melhorias de processos”, diz.
“Devido ao ótimo resultado no primeiro ciclo o hospital foi chamado para participar do ciclo II que veio com a reestruturação do pronto socorro trazendo também a parte de gestão de leitos que é importante para a região esse atendimento mais rápido e de melhor maneira a todos os pacientes. Foi um projeto muito bom com excelente desenvolvimento tanto para prática de enfermagem quanto pratica médica e farmacêutica com profissionais que ganharam muito destaque na instituição onde foi trabalhada a cultura de segurança positiva do paciente na instituição. Um ganho imensurável”, completa.
Amanda Araújo, enfermeira da qualidade do HC, explica que o trabalho envolveu diversas áreas como o controle da infecção, farmácia, núcleo de segurança do paciente, coordenação de enfermagem, médica e engenharia clínica onde cada um desses setores contribuiu para que o Mário Ribeiro alcançasse a meta proposta – “Tivemos resultados positivos nos dois ciclos onde alcançamos praticamente todo o plano de ação proposto. Agora expandir para demais setores do hospital de forma gradativa junto a diretoria, coordenação e equipe dos setores”, diz.
O médico, Antônio Cedrim, coordenador do Ponto Socorro do HCMR explica que foram excelentes os resultados. “Somos um hospital jovem de dez anos, mas que tem se destacado em diversas áreas e a nossa intenção é continuar crescendo e caminhando junto com o progresso e a melhoria da assistência à saúde para nossa população. Com o projeto RHP pudemos perceber as nossas fragilidades e corrigi-las em tempo hábil como instrumento adequado que vai passar a ofertar maior seguridade e um melhor atendimento aos nossos usuários”, pondera.