SRS Montes Claros realizou o I Seminário Regional de Aleitamento Materno
Leite materno é rico em DHA, uma fração do ômega-3 que entre outras funções, participa da formação de células nervosas (Renato Cobucci / Imprensa MG)
Junto com outras entidades hospitalares de Montes Claros, o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira (HCMR) participou do I Seminário Regional de Aleitamento Materno. O evento, organizado pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, ocorreu na última terça-feira (29). Instituído em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Agosto Dourado é celebrado anualmente no dia 29.
Neste ano, o tema do Agosto Dourado destaca que “o melhor alimento para o bebê é o leite materno”. Deve ser o nutriente exclusivo do recém-nascido até os primeiros seis meses de vida, porém sendo ideal a continuidade até os dois anos, mesmo após a introdução dos primeiros alimentos sólidos.
“É com grande honra que hoje estou presente no I Seminário do Aleitamento Materno do Norte de Minas representando a maternidade do HCMR. O mês Agosto Dourado vem pra sensibilizar a importância do aleitamento materno e de apoiar a mulher nessa importante missão; conscientizar é importante uma vez que, amamentar não é fácil e nem tão simples, mas salva vidas. E como profissional de saúde temos a grande responsabilidade de nos capacitar para oferecer as nossas mulheres uma rede de apoio que deve começar no pré-natal. Temos que ser referências para essas mulheres”, comenta Nayara Mendes Ruas Cardoso, coordenadora da maternidade do HCMR.
BENEFÍCIOS
A referência técnica em saúde da mulher e da criança na SRS Montes Claros, Ludmila Barbosa, lembra que “amamentar é um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional”.
Entre os benefícios está o fato de que o leite materno é um alimento completo em nutrientes, sendo os mais importantes os minerais, vitaminas, gordura e aminoácidos. Ele também contém nucleotídeos (que fornecem as bases para o DNA); carboidratos (que dão energia); fatores de crescimento (substâncias que auxiliam na maturação da mucosa intestinal) e fatores antimicrobianos (utilizados pelo sistema imunológico para identificar e neutralizar partículas estranhas).
Eusane Ferreira Fonseca Santos, referência técnica da Coordenadoria de Atenção à Saúde da SRS, observa que “para a mãe o aleitamento traz uma série de benefícios: reduz o peso mais rapidamente; diminui o risco de anemia, de diabetes e do desenvolvimento de câncer de mama e de ovário; pode ser um método natural para evitar uma nova gravidez”.
Além disso, a maioria das mulheres que amamentam pode doar leite materno. Para isso, basta fazer a coleta correta do leite que sobra após a amamentação. As orientações são passadas pelo banco de leite humano ou posto de coleta.