Raquel Muniz chama a atenção para os exames de rotina que podem detectar doenças em estados iniciais (Pexels)
No próximo domingo (17), o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira (HCMR), em parceria com os acadêmicos da Liga de Oftalmologia da Funorte, promoverá a campanha “De Olho Nos Olhinhos”, na qual crianças com idades entre zero e oito anos poderão fazer gratuitamente o teste do olhinho (para recém-nascidos) e avaliação oftalmológica para os demais. Os atendimentos serão realizados das 8h até o meio-dia.
A médica Raquel Muniz, fundadora e diretora do Mário Ribeiro, explica que não poderia ficar de fora da campanha. “Hoje, somos referência em oftalmologia e estamos felizes em participar dessa campanha linda, emocionante e importante que é ‘De Olho nos Olhinhos’. É preciso cuidar da saúde dos olhos sempre, independentemente da idade. No caso das crianças, fazer exames com frequência pode ajudar na descoberta de doenças, que no seu início têm cura. E é isso que vamos fazer domingo, vamos cuidar dos olhinhos das nossas crianças”, comenta
A médica e coordenadora da campanha, Ariadna Muniz, ressalta que é muito importante a conscientização sobre os cuidados com os olhos e principalmente em relação ao câncer retinoblastoma. “Prevenção é sempre o melhor caminho. Vai ser uma manhã de cuidados, porque também vamos verificar as vacinas e fazer os encaminhamentos necessários para a Secretaria Municipal de Saúde, que também é nossa parceira nessa campanha”, explica.
As avaliações permitirão identificar condições oculares como catarata congênita, glaucoma congênito, retinoblastoma e retinopatia da prematuridade, este último, um tipo de câncer ocular que afeta principalmente os bebês e crianças pequenas.
O retinoblastoma é um tumor que se desenvolve na retina, a parte interna do olho. O diagnóstico rápido e o tratamento em centros especializados podem alcançar índices de cura de até 90%. No entanto, o prognóstico é menos favorável se a doença se disseminar além do olho. O diagnóstico precoce não apenas aumenta as chances de cura, mas também preserva a visão e o olho da criança.
“DE OLHO NOS OLHINHOS”
O projeto “De Olho nos Olhinhos,” idealizado pelos apresentadores Tiago Leifert e Daiane Garbin, em 2022, surgiu após o diagnóstico de retinoblastoma em Lua, filha do casal, aos 11 meses de idade, causando grande comoção no Brasil e levantando questões sobre essa doença ocular até então pouco conhecida pela população.
Com o intuito de difundir informações sobre o retinoblastoma e destacar a importância do teste do olhinho e do acompanhamento oftalmológico na infância, a Liga Acadêmica de Oftalmologia de Montes Claros – MG, em parceria com a Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (ABLAO), o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), trouxe o projeto para o norte de Minas com o apoio do Hospital das Clínicas Dr. Mario Ribeiro da Silveira.
O retinoblastoma é uma das condições que o teste do olhinho pode identificar, representando 3% de todas as neoplasias infantis e 11% das que se desenvolvem no primeiro ano de vida. A campanha busca alertar pais e pediatras sobre a importância de observar manchas brancas na pupila quando os olhos recebem luz, conhecidas como “olho de gato,” bem como desvio ocular e tremor nos olhos, especialmente no primeiro ano de vida.
O teste do olhinho, também chamado de teste do reflexo vermelho, é uma avaliação visual realizada em recém-nascidos para identificar precocemente condições oculares, como catarata congênita, glaucoma congênito, retinoblastoma e retinopatia da prematuridade. É um procedimento simples que pode ser realizado pelo pediatra neonatologista ou pela equipe de enfermagem do berçário logo nas primeiras horas de vida do bebê. Esse teste é essencial para detectar problemas oculares em estágios iniciais e garantir o tratamento adequado.